Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Pacheco critica anistia em evento com Lula em Minas Gerais

Durante cerimônia no Vale do Jequitinhonha, senador rejeita perdão aos envolvidos no 8 de janeiro e recebe apoio de Lula para 2026

25/07/2025 às 13:25 por Redação Plox

Durante uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (24) em Minas Novas, cidade situada no Vale do Jequitinhonha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dividiu o palanque com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado. O evento marcou a entrega de iniciativas do governo federal na região e teve forte conotação política.


Imagem Foto: Canal GOV

Sem mencionar nomes diretamente, Pacheco disparou contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que têm se manifestado favoráveis à anistia dos participantes dos atos ocorridos em Brasília em 8 de janeiro de 2023. De maneira enfática, o senador criticou o que chamou de tentativa de reescrever a gravidade daqueles acontecimentos.


"Depois de tudo que se viu – plano de golpe, minuta golpista, destruição de patrimônio público e manipulação da sociedade – há quem defenda uma anistia ampla, geral e irrestrita, como se o 8 de janeiro tivesse sido um passeio no parque. As instituições brasileiras funcionam e sabem reagir", declarou.


Pacheco também relembrou outras posturas negacionistas dos mesmos grupos, apontando que são os mesmos que, segundo ele, rejeitaram a ciência durante a pandemia e se posicionaram contra a vacinação.


Na ocasião, o presidente Lula destacou a relevância política do senador mineiro e o apresentou ao público como um possível candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. A movimentação reforça uma articulação para fortalecer a presença do PT no segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Lula indicou que o partido poderá abrir mão de uma candidatura própria no Estado, atualmente governado por Romeu Zema (Novo), em nome de uma aliança mais ampla com o PSD.


Em um discurso alinhado, Pacheco elogiou Lula, afirmando que o presidente reúne “experiência, sabedoria e respeitabilidade mundo afora”, especialmente para enfrentar tensões recentes na relação tarifária entre Brasil e Estados Unidos.


"Nunca o Brasil precisou tanto do senhor como hoje para garantir a soberania nacional do Brasil", afirmou o senador.

A cerimônia também reforçou os laços entre o Palácio do Planalto e lideranças mineiras, visando consolidar um projeto político para os próximos anos.


O gesto de Lula, ao destacar Pacheco no evento, sinaliza a intenção do governo de criar uma base forte em Minas Gerais, peça estratégica para a disputa eleitoral que se desenha para 2026.


Compartilhar a notícia

Veja também
Justiça torna inelegíveis três políticos do RJ por esquema de fake news
POLíTICA

Justiça torna inelegíveis três políticos do RJ por esquema de fake news

Deputado federal Bebeto, deputado estadual Valdecy da Saúde e ex-prefeito Doutor João são condenados por abuso de poder e uso de recursos públicos para manipular eleições

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro
POLíTICA

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro

Deputado do PL afirma que decisões judiciais contra o ex-presidente têm caráter político e defende que só Bolsonaro decidirá sobre 2026

EUA classificam Moraes como risco e emitem alerta global
POLíTICA

EUA classificam Moraes como risco e emitem alerta global

Governo americano avisa que empresas e indivíduos podem sofrer sanções por manter vínculos com o ministro do STF

POLíTICA

Número de pessoas em situação de rua cresce três vezes mais sob o governo Lula

Aumento de famílias vivendo nas ruas salta de 194,3 mil para 291,4 mil em um ano e meio