Confirmado primeiro caso de varíola dos macacos em Coronel Fabriciano

Paciente de 33 anos foi internado, fez tratamento e isolamento e já recebeu alta

Por Plox

25/08/2022 09h37 - Atualizado há cerca de 2 anos

Foi confirmado o segundo caso de Monkeypox (Varíola dos macacos) no Vale do Aço, Minas Gerais. Um paciente de Coronel Fabriciano foi diagnosticado com a doença. O primeiro caso foi confirmado em Santana do Paraíso.

Segundo a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, o paciente é um homem de 33 anos, morador do município. O homem retornou de viagem aos Estados Unidos (EUA) em 29/07/2022.

Paciente tem 33 anos e esteve nos Estados Unidos. Foto: divulgação/ Prefeitura de Coronel Fabriciano

 

Conforme a Secretaria, o paciente apresentou sintomas no dia 05/08/2022 e foi internado no Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo. No dia 07/08, a Secretaria Estadual de Saúde-MG (SES) foi notificada e colhidas amostras, encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias, FUNED, para confirmação laboratorial.

A Secretaria de Governança da Saúde ressaltou que o homem já foi tratado e, depois de ficar em isolamento domiciliar, ganhou alta médica. Durante este período, ele foi  acompanhado pelos profissionais de saúde da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica do município.

 

Veja a nota divulgada pela Prefeitura de Fabriciano, falando sobre o caso e orientando a população:

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que é positivo o laudo dos exames do paciente do sexo masculino, 33 anos, morador do município, para Monkeypox (Varíola dos macacos).

O paciente retornou de viagem aos EUA em 29/07/2022 e apresentou sintomas no dia 05/08/2022, sendo internado no Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo.

A notificação à SES foi feita no dia 07/08, quando as amostras foram encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias, FUNED, para confirmação laboratorial.

A Secretaria de Governança da Saúde ressalta que o paciente já foi tratado e depois de ficar em isolamento domiciliar, ganhou alta médica. Durante este período, ele foi  acompanhado pelos profissionais de saúde da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica do município de Coronel Fabriciano.

A Secretaria de Governança da Saúde reforça à população que ao apresentar sintomas de febre acompanhada de lesões (erupções) na pele, procurar imediatamente atendimento médico.

O Município investiu no treinamento de todas as equipes da Atenção Básica, Hospital Dr. José Maria Morais e da UPA 24h, e encontra-se preparado para atender qualquer caso que venha surgir.

 

 

Destaques