Homem é contagiado com varíola dos macacos, Covid-19 e HIV simultaneamente
Um homem de 36 anos manifestou sintomas de Coronavírus e varíola dos macacos após retornar de viagem
Por Plox
25/08/2022 15h10 - Atualizado há quase 3 anos
Um homem de 36 anos intrigou os médicos da Universidade de Catania, na Itália, após contrair ao mesmo tempo a varíola dos macacos, HIV e Covid-19. O homem se infectou com as doenças em julho deste ano, após retornar de uma viagem de quatro dias da Espanha.
A primeira contaminação constatada foi a do Coronavírus, após o homem procurar uma casa de saúde depois de alegar sintomas da doença como, febre, fadiga e dor de cabeça.
No mesmo dia, apareceu erupções na pele do italiano, sintomas típicos da Monkeypox. No dia 5 do mesmo mês, as feridas na pele pioraram e o paciente foi encaminhado para a unidade de doenças infecciosas.
Durante a internação no hospital, o homem comentou aos médicos que havia tido relações sexuais sem o uso de preservativos durante a viagem pela Espanha. Diante das informações, os profissionais decidiram fazer mais exames DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e acabaram diagnosticando o homem com HIV.
O homem já havia sido testado em setembro do ano passado para o HIV. Portanto, os médicos acreditam que a contaminação seja recente.
Em um artigo publicado na revista científica Journal of Infection, os médicos frisaram que “esse caso destaca como os sintomas da varíola dos macacos e da Covid-19 podem se sobrepor e corrobora como em caso de coinfecção”.
Os médicos confirmaram que este é o primeiro caso que se tem registro de coinfecção pelos vírus da varíola dos macacos, HIV e SARS-CoV-2. Os especialistas ainda concluíram que não existem evidências de que essa combinação possa agravar a condição do paciente.