Trecho de rua que desmoronou em Ipatinga tem data para ser entregue
Há cerca de nove anos, moradores da Rua Amós sofrem os transtornos do processo de erosão e desmoronamento da via
Por Plox
25/08/2022 19h30 - Atualizado há quase 3 anos
O que era para ser uma rua, no bairro Canaãzinho, em Ipatinga, se tornou uma passarela. Trata-se da Rua Amós. Há cerca de nove anos, um trecho da via começou a sofrer um processo de erosão. De deslizamento em deslizamento, o ponto se tornou área de risco. Ao longo dos anos, quatro obras foram realizadas pela prefeitura, mas sem sucesso. O trabalho foi retomado este mês e agora a administração municipal garante que o caso terá solução definitiva em janeiro.
Cerca de trinta metros de altura separam a Rua Amós da Avenida Galiléia, a principal do Bairro Canaãzinho. Segundo o engenheiro da prefeitura de Ipatinga, Robert Kennedy, a rua já passou por quatro intervenções ao longo dos nove anos.
A primeira obra foi em 2014, com a execução parcial de um muro de contenção em gabião. Mas a Secretaria de Obras percebeu a necessidade de uma revisão de projeto. A segunda intervenção, em 2016, teve como objetivo a extensão da altura do muro, entre 4 e 6 metros, reforçando o solo. Porém, segundo o engenheiro, o talude ficou parado por 3 anos sem manutenções preventivas e corretivas. Na terceira etapa, em 2019, foi executado o retaludamento do morro, um passeio em concreto e corrimão. O muro de contenção atingiu altura entre 10 e 12 metros e 60 metros de extensão.
No começo de 2022 mais um episódio dessa novela. No período chuvoso, a Defesa Civil do retirou famílias que moravam num prédio abaixo da rua pelo risco iminente de desmoronamento.
Segundo engenheiro, na retomada da obra, este ano, foi feito um estudo global da tensão e deformação do muro em que foi possível observar a movimentação da estrutura ao longo dos meses. O muro foi feito com 11% de inclinação e recentemente já estava negativo. Ou seja, já perdeu a inclinação até zerar e continuou se movimentando.
De imediato, em caráter de urgência, Robert Kenned explica que foi providenciado o desaterro do talude para retirada da carga do muro inferior. Cerca de 400 caminhões de terra foram removidos.
De acordo com Robert, a nova etapa de obra será executada em duas fases simultaneamente. Uma para recuperação da via e outra para reforço do gabião. Para a recuperação da via será feita uma cortina atirantada com 3 linhas de tirantes protendidos e espaçados uniformemente para recompor a rua na largura original, fazendo o asfalto e liberando para o tráfego.
Na parte do muro em gabião será feito um reforço com viga em concreto armado na extensão do muro com tirantes protendidos de maior espessura para estabilizar o gabião, com uma viga de coroamento na parte intermediária, e um reforço em término de estudo para parte inferior do muro. O objetivo é garantir a estabilidade.
Por fim, esclarece o engenheiro que serão feitas a concretagem e drenagem de todo o novo talude para evitar infiltrações. E ainda um passeio em balanço para reduzir o aterro e consequentemente as tensões na estrutura inferior……
A expectativa é que o trabalho seja executado e concluído até o início da primeira quinzena de janeiro de 2023. Os recursos foram captados junto ao Finisa - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, programa da Caixa Econômica Federal.