Cientistas de olho no abismo: falha de Cascadia apresenta sinais misteriosos
A zona de subducção de Cascadia corta toda a costa dos EUA e, recentemente, começou a expelir um líquido misterioso
Por Plox
25/08/2023 11h14 - Atualizado há mais de 1 ano
1. Alerta no Oceano Pacífico: Pesquisadores observam anormalidades na falha de Cascadia **2. "Silêncio" geológico: o que a zona de subducção de Cascadia esconde? **3. Cientistas de olho no abismo: falha de Cascadia apresenta sinais misteriosos

Falha geológica potencialmente devastadora
Especialistas estão cada vez mais atentos à zona de subducção de Cascadia, uma falha geológica de grande proporção que se estende desde a Califórnia, cruzando toda a costa dos Estados Unidos, até alcançar o território canadense. Um dos maiores indícios de preocupação advém da detecção recente de um líquido não identificado, emanando de profundidades do oceano Pacífico na região.
Histórico de abalos
Embora a falha de Cascadia seja extensa e potencialmente perigosa, tem mostrado um padrão atípico ao permanecer silenciosa por longos períodos. Tina Dura, geocientista líder de uma equipe do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, destacou que "não observamos nenhum grande terremoto no período histórico ou instrumental" relacionado a esta falha. O registro geológico mais recente data de 1700, quando ocorreu um sismo de magnitude 9 na escala Richter.
Investigação em profundidade
Dura e sua equipe estão utilizando equipamentos especializados para coletar amostras geológicas da zona de subducção. A intenção é identificar padrões que possam indicar quando a falha voltará a se tornar ativa. Segundo a cientista, as análises dos sedimentos dos pântanos costeiros possibilitaram a reconstrução de um histórico de terremotos de 6.000 a 7.000 anos. Dura destaca que "Cascadia é o maior arquivo de terremotos do mundo".
Perigo além dos tremores
Além dos terremotos devastadores, falhas como a de Cascadia também têm o potencial de gerar tsunamis. Tragédias similares já foram observadas na Indonésia em 2004 e no Japão em 2011. Assim, a magnitude do terremoto de 1700 em Cascadia, estimada em 9 graus, também sugere a capacidade de gerar tsunamis.
Entendendo as zonas de subducção
Zonas de subducção, como a de Cascadia, são locais onde uma placa tectônica afunda sob outra. Elas são responsáveis pelos maiores terremotos já registrados e ocorrem quando a placa inferior se "desprende". As regiões mais conhecidas que possuem tais zonas estão localizadas no anel de fogo do Pacífico e no Mediterrâneo. O terremoto mais potente já registrado, com 9,4 graus na escala Richter, foi causado por uma zona de subducção em Valdívia, Chile, em 1960.