Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Registro raro mostra tucano com bico deformado que sobrevive na natureza

Ave foi avistada em Cachoeira de Minas e chama atenção por conseguir se alimentar mesmo com má formação no bico

25/08/2025 às 18:32 por Redação Plox

Um tucano-toco (Ramphastos toco) com uma evidente má formação no bico foi registrado em Cachoeira de Minas (MG) e surpreendeu especialistas e observadores da fauna por ter conseguido se adaptar e sobreviver mesmo com a condição incomum.


Imagem Foto: Reprodução de vídeo

O flagrante foi feito pelas irmãs Luana Paixão de Souza e Laís Paixão de Souza, moradoras de Itapira (SP), durante uma visita à cidade mineira no início de julho. Enquanto acompanhavam a mãe em uma consulta médica, elas avistaram a ave na praça da Igreja Matriz de São João Batista.


“Vimos o tucano com o bico torto enquanto esperávamos na praça. Foi algo que nos chamou muita atenção”, relatou Luana.


A deformidade pode ter origem congênita ou ser consequência de uma fratura sofrida nos primeiros meses de vida, alterando a estrutura da rinoteca (parte superior) e da gnatoteca (parte inferior) do bico. Em muitos casos, essas aves não conseguem se alimentar corretamente e morrem antes da vida adulta.


No entanto, o tucano avistado surpreende por sua capacidade de adaptação. Segundo o médico veterinário Breno Martins Jancowski, fundador de um projeto de conservação, a ave encontrou maneiras de contornar a limitação.


“Ele provavelmente não consegue consumir todos os alimentos que outros tucanos comem, mas demonstrou habilidade para se virar sozinho e garantir sua alimentação”, explicou o especialista.


Com seu bico alaranjado de tamanho imponente, o tucano-toco é a maior espécie da família Ramphastidae. Encontrado em diversos biomas brasileiros e também em países como Bolívia, Paraguai e Argentina, o Ramphastos toco se alimenta, principalmente, de frutas, além de insetos, ovos e filhotes de outras aves.


Apesar de ameaças como o tráfico de animais silvestres, a espécie está classificada pelo ICMBio como de “Menos Preocupante” quanto ao risco de extinção.


O caso chama a atenção para a capacidade de resiliência da fauna silvestre frente a adversidades físicas. “É raro ver um animal com essa condição alcançar a fase adulta. Este tucano é um exemplo notável de sobrevivência na natureza”, concluiu Jancowski.


“Me senti surpresa, achei fascinante e diferente. Pensei se ele conseguiria viver normalmente com o bico daquele jeito. E vi que ele comia aquele coquinho normalmente”, comentou Luana, responsável pelo registro.


Compartilhar a notícia

Veja também