O serviço de notificação de alerta de desastres através de TV por assinatura começou a funcionar a partir da última segunda-feira, 23 de setembro, em Minas Gerais. O sistema avisa quando houver previsão de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, e outras incidências.
O serviço de notificações também começou no Rio de Janeiro e Espírito Santo na mesma data. Desde maio deste ano, Paraná e Santa Catarina já contam com o aviso e todas as regiões do país terão o alerta até o final deste ano.
Foto: Pixabay/Imagem Ilustrativa
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), desenvolveram o projeto, numa parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e Defesa Civil de Minas Gerais e municípios.
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, assegura que “a ampliação dessa iniciativa é muito importante para aumentarmos o alcance dos nossos alertas. Assim, poderemos atingir um grau de resiliência maior. Esse é mais um instrumento para que possamos preservar vidas humanas e minimizar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”.
Equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), da Anatel, de operadoras de TV e órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil se uniram para conseguir levar à TV paga os alertas para os cerca de 16 milhões de clientes.
Atualizada 13h34