Usiminas apresenta Central de Monitoramento Ambiental

Com o monitoramento, a empresa intensifica o combate à poluição

Por Plox

25/09/2020 17h18 - Atualizado há mais de 3 anos

Na manhã desta sexta-feira (25), a Usiminas apresentou ao Plox a Central de Monitoramento Ambiental, que funciona 24h por dia.

Uma equipe técnica e uma equipe de operadores se revezam em quatro turnos, para controlar o que está sendo mostrado pelo painel da central e prontamente agir para diminuir a emissão de partículas poluentes.

Usiminas  Foto: Alex Brandão/PLOX

 

Algumas das ações adotas pela maior siderúrgica de aços planos do Brasil já vem de longa data. Nos últimos tempos, a empresa já plantou cerca de 20 mil mudas de árvores, e recentemente recebeu mais de 500 espécies já adultas, com idades entre oito e dez anos, que foram trazidas de Matozinhos-MG.

CalcárioFoto: Alex Brandão/ Montanha de calcário com aplicação de polímero especial

 

Para impedir que o vento leve partículas de calcário mais fino, a empresa está aplicando nas montanhas do material uma camada de polímero especial para criar uma manta protetora. A novidade dentro da área da Usiminas são os canhões de névoa que, com 56 dispersores instalados ao redor de montanhas de coque e carvão, bombeiam névoas d’água nos minerais para impedir que sejam levados pelo vento aos bairros da cidade.

Canhões de NévoaFoto: Alex Brandão/ Canhão de névoa impedindo que as partículas do mineral seja levado pelo vento

Um circuito de 32 torres têm a capacidade de medir a concentração de geração e emissão de partículas muito finas no ar, levando informação em tempo real para a central de monitoramento.

Segundo o vice-presidente da Usiminas Américo Ferreira Neto serão realizadas oito pesquisas de percepção na comunidade, na qual uma já foi concluída e a segunda está em fase final. “A gente espera que na oitava pesquisa, a percepção da comunidade seja exatamente a que nós estamos tendo, a redução das partículas sedimentáveis”, acrescentou Américo Ferreira.


AmericoFoto: Arquivo Plox/ Américo Ferreira Neto, vice-presidente da Usiminas
Destaques