Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Aulas suspensas em escolas após agressões a servidores por pais de alunos

Paralisação serve como protesto contra violência recente; atos públicos buscam apoio da comunidade para segurança nas escolas

25/09/2023 às 14:01 por Redação Plox

Em resposta a recentes incidentes de violência, duas escolas da rede municipal de Belo Horizonte suspenderam suas atividades nesta segunda-feira, 25 de setembro. As agressões, físicas e verbais, partiram de pais de alunos, afetando diretamente os professores e funcionários das instituições envolvidas. O ato de paralisação é também um gesto de protesto organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sindrede-BH), que promoveu um ato público em frente às escolas.

 

Casos de Violência:

De acordo com Flávia Silvestre, diretora do Sindrede-BH, o primeiro incidente ocorreu na Escola Municipal Américo Renné Giannetti, situada no bairro Concórdia, na região Nordeste da capital, na última quinta-feira, 21 de setembro. Um pai de aluno teria invadido a escola, agredindo monitores terceirizados fisicamente e professores verbalmente.

A segunda ocorrência foi registrada na Escola Municipal Lídia Angélica, localizada no bairro Itapoã, na região da Pampulha, onde uma mãe ameaçou dois professores de morte, além de proferir ofensas racistas e homofóbicas. "Essa paralisação e os atos públicos nas comunidades são uma forma de conscientização para que a população se una contra a violência nas escolas", explica Flávia Silvestre.

 

Aumento da Violência:

A diretora ainda ressalta que esses não são casos isolados. Tem sido registrada uma escalada de violência contra os profissionais de educação na cidade. "Só neste ano, recebemos muitas denúncias. Em uma situação, uma mãe agrediu uma diretora. A agressão e a violência têm sido respostas recorrentes de alguns pais, colocando os trabalhadores da educação em uma posição muito vulnerável", lamenta.

 

Medidas Adotadas:

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte manifestou pesar pelos incidentes e informou que a Secretaria Municipal de Educação e as Diretorias Regionais de Educação estão apurando os fatos e em diálogo com as escolas para os devidos encaminhamentos. Além disso, destacou que a Guarda Civil Municipal intensificou suas atividades, através da Patrulha Escolar, dedicando parte de seu efetivo para garantir a segurança no ambiente escolar.

Compartilhar a notícia

Veja também
EDUCAçãO

Uemg abre inscrições para vestibular de cursos de graduação a distância

Inscrições abriram nesta segunda-feira (24/6) e vão até 30 de julho pela internet

Sala de aula
EDUCAçãO

Secretaria de Educação de Minas Gerais divulga resultado do Cadastro Escolar 2023

Segundo a Secretaria, a confirmação da matrícula na rede estadual deve ser feita entre os dias 20/12 e 13/1/2023

Foto: Divulgação
EDUCAçãO

Audiência pública debate expansão dos ensinos superior e técnico nos Vales do Aço e do Rio Doce

A criação e fortalecimentos dos polos federais seria através de política de reparação pelo rompimento da Barragem de Fundão

EDUCAçãO

Minas tem vagas abertas para universidades públicas além do Sisu

Processos seletivos oferecem oportunidades para ensino presencial e a distância em diversas cidades do estado

para você
Livros
LAZER

Projeto vai distribuir 18 mil livros para 32 bibliotecas públicas

Espaços localizados em MG e no ES também receberão mobiliário e equipamentos eletrônicos como computadores e jogos pedagógicos

ECONOMIA

Preços das padarias devem subir em 2025 com alta no café e dificuldades na mão de obra

Inflação sobre insumos e escassez de funcionários pressionam setor de panificação

Foto: Reprodução/Internet
FAMOSOS

De ator global a condenado por assassinato, quem é Guilherme de Pádua, morto nesse domingo

O ex-ator sofreu um infarto na noite de ontem (6), em Belo Horizonte

ECONOMIA

Congresso analisará reajuste de servidores com impacto de R$ 17,9 bilhões

Medida Provisória prevê aumentos salariais a partir de janeiro de 2025, com reestruturação de carreiras e criação de novos cargos.