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Economia

INSS inicia contato com segurados para antecipação de perícia de Auxílio-Doença

Ação visa agilizar a concessão de benefício por incapacidade temporária mediante uso do Atestmed

25/09/2023 às 13:48 por Redação Plox

A partir desta segunda-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o processo de contato telefônico com os segurados que aguardam pela perícia médica para concessão do auxílio-doença, visando acelerar a análise dos requerimentos que ultrapassam 45 dias de espera. A iniciativa integra um esforço para antecipar a concessão de benefício por incapacidade temporária por intermédio do sistema Atestmed.

 

 

 

 

Foto; Marcelo casal/Agencia Brasil

Contato Telefônico 

Os segurados receberão as ligações de um número específico: (11) 2135-0135, que será exibido na tela de chamada. Vale ressaltar que este número não recebe chamadas de retorno e não possui funcionalidade de WhatsApp. Os atendentes do INSS irão proceder com a remarcação de atendimento ou a confirmação e antecipação da perícia médica e/ou avaliação social.

Em nota, o INSS orienta que, em caso de dúvidas sobre a legitimidade do contato, os cidadãos podem ligar gratuitamente para o número 135. Ademais, o número do SMS da Central é o 28041, sendo este outro meio pelo qual o Instituto poderá entrar em contato. O comunicado esclarece que não serão solicitadas informações sensíveis como número de documentos, fotos para comprovação de biometria facial, dados bancários ou senhas durante as ligações.

 

Redução da Fila de Espera 

O governo federal almeja, com esta ação, reduzir a demanda reprimida de pedidos de auxílio-doença, com a meta de sanar a fila de requerimentos até dezembro deste ano, conforme o prazo legal de 45 dias. Atualmente, cerca de 1,1 milhão de pessoas aguardam pela perícia médica necessária para a concessão do benefício.

 

Procedimentos e Prazos 

O período máximo para a concessão do benefício através do Atestmed é de 180 dias. Caso tenha o pedido negado, o segurado dispõe de um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento. A submissão da documentação exigida pode ser efetuada pelos canais remotos de atendimento – o Meu INSS (acessível via aplicativo ou página web) e a Central de Atendimento 135.

Esta ação representa um passo significativo na tentativa de minimizar os atrasos e inconveniências enfrentadas pelos requerentes do auxílio-doença, que podem agora esperar uma resolução mais célere de seus pedidos.

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