Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Barroso encerra presidência do STF com discurso em defesa da democracia

Em sua última sessão no comando da Corte, ministro destacou avanços, recebeu homenagens e ressaltou o papel do Supremo como guardião da Constituição

26/09/2025 às 01:21 por Redação Plox

Na tarde desta quinta-feira (25), o ministro Luís Roberto Barroso conduziu sua última sessão ordinária como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O momento, marcado por homenagens e balanço de sua gestão, foi também um discurso em defesa da democracia e da importância do Supremo como guardião da Constituição de 1988.


Imagem Foto: STF

A transmissão da presidência da Corte será realizada na próxima segunda-feira (29), quando o cargo passará oficialmente a Edson Fachin, em cerimônia no Palácio do STF, em Brasília.


Durante sua fala, Barroso afirmou que encerra o período à frente do tribunal com “a bênção de ter servido ao país”. Ele ressaltou que, apesar das pressões políticas e dos desafios pessoais enfrentados pelos ministros, o Supremo teve papel essencial na preservação da estabilidade institucional. O ministro destacou que a atuação da Corte foi decisiva na proteção dos direitos de mulheres, pessoas negras, população LGBT, indígenas e cidadãos com deficiência.
“Esse é o papel do Supremo, mesmo em tempos difíceis”

, disse.

A sessão foi marcada por manifestações de reconhecimento de colegas e autoridades. O decano Gilmar Mendes elogiou a coragem e a serenidade de Barroso nos momentos mais tensos, enquanto o procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, destacou sua firmeza na defesa das instituições democráticas. Outros ministros ressaltaram a condução de pautas sensíveis em sua gestão, período em que discussões sobre o protagonismo judicial ganharam força.


Nem todos os integrantes da Corte estiveram presentes. A ausência de Nunes Marques e André Mendonça, representantes da ala conservadora do tribunal e frequentemente posicionados de forma contrária a Barroso em temas relevantes, chamou atenção.


Ao se despedir, Barroso agradeceu magistrados e servidores do Judiciário em todo o país, lembrando da dedicação de juízes que enfrentam grandes desafios, como percorrer dias de barco para chegar às comarcas mais isoladas. Em suas palavras finais, ressaltou o orgulho de ter compartilhado a missão de defender a democracia em um país “complexo, mas fascinante, que todos amamos”.


Assim, sua gestão, que se estendeu de 2023 a 2025, terminou sob aplausos e em clima de reconhecimento, mas também com ausências simbólicas que evidenciam os contrastes internos da Corte.


Compartilhar a notícia

Veja também
Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses
POLíTICA

Deputada aciona PGR para investigar supostas fraudes em emendas de deputados catarinenses

Ana Paula Lima (PT-SC) pede apuração sobre possíveis irregularidades no repasse de verba pública por Zé Trovão e Júlia Zanatta, ambos do PL-SC, a prefeituras de Santa Catarina.

POLíTICA

Braga Netto será mantido preso no Comando Militar do Leste após operação da PF

General é o primeiro de quatro estrelas preso na história do Brasil e ficará na mesma sala onde comandou tropas nas Olimpíadas de 2016.

POLíTICA

Biden exige água própria e Xi isolamento de hotel e praia: segurança reforçada para o G20 no Rio

Líderes dos EUA e China lideram demandas que mobilizam grande aparato de segurança no evento global.

Senado
POLíTICA

Congresso derruba veto às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, de apoio a Cultura

Vetos foram derrubados após acordo, em sessão conjunta de deputados federais e senadores

para você
Foto: Reprodução de vídeo
SAúDE

A importância de observar o prazo de validade dos alimentos para a saúde

Nutricionistas alertam para os riscos de consumir alimentos vencidos e destacam a relevância de seguir as diretrizes da Anvisa

pés de maconha
POLíCIA

Polícia apreende 5 mil pés de maconha e prende homem em flagrante em Minas Gerais

O indivíduo já foi preso em data anterior pelo mesmo crime, por ter uma plantação do entorpecente no mesmo córrego

Joelma cai no palco após 2 anos sem fazer show; veja o vídeo
FAMOSOS

Joelma cai no palco após 2 anos sem fazer show; veja o vídeo

Artista levou a cena com bom humor e levantou sorridente

jogo
ESPORTES

Com gol de falta no fim, Cruzeiro vence o Cuiabá e avança na Copinha

Jogo é definido em bela cobrança de Japa, aos 48 minutos do 2º tempo