A Copasa iniciou neste mês a implantação de dois filtros pressurizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Ipaba, no Vale do Rio Doce. A tecnologia de ponta permitirá a remoção de ferro e manganês presentes naturalmente na água retirada de poços, garantindo maior qualidade no abastecimento para toda a população do município.
O investimento ultrapassa R$ 882 mil e a previsão é que os filtros entrem em operação até fevereiro de 2026. Cada equipamento tem capacidade de tratar 70 metros cúbicos de água por hora, ampliando a oferta de água potável e assegurando padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
Foto: Divulgação Além de Ipaba, outros municípios já receberam investimentos semelhantes. Em 2024, três filtros foram instalados no distrito de Naque/Nanuque, em José Raydan e no bairro Cachoeira do Vale, em Timóteo. A companhia também já havia colocado em operação filtros pressurizados em Tarumirim (2021) e Faria Lemos (2022).
Segundo a gerência regional, esses investimentos garantem o cumprimento integral das normas de qualidade da água, promovendo saúde e qualidade de vida para milhares de moradores.
Outro projeto em andamento em Ipaba é a instalação de um reservatório apoiado com capacidade para 50 mil litros de água. A estrutura trará maior segurança hídrica e reforçará a distribuição, beneficiando toda a população local.
Atualmente, o serviço de abastecimento de água em Ipaba já está universalizado, com índice de cobertura de 100%, e os novos investimentos fortalecem ainda mais a rede de fornecimento.