iFood e Governo de MG firmam parceria para capacitar motoboys
Protocolo assinado busca reduzir acidentes e promover segurança no trânsito para motociclistas em Minas Gerais
Por Plox
25/09/2025 16h12 - Atualizado há 8 dias
Nos últimos dez anos, mais de 9 mil motociclistas morreram em acidentes de trânsito em Minas Gerais, enquanto cerca de 637 mil pessoas ficaram feridas em ocorrências envolvendo esse tipo de veículo.

Diante desse cenário alarmante, o iFood e o Governo de Minas Gerais assinaram, nesta quinta-feira (25), um protocolo de intenções com foco na capacitação e conscientização de entregadores por aplicativo. A cerimônia aconteceu durante o Pit Stop Educativo, realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
A iniciativa visa promover parcerias para qualificação em boas práticas de trânsito, direcionadas a motociclistas cadastrados na plataforma de entregas. De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Silvia Listgarten, o objetivo é promover uma mudança de cultura voltada à segurança no trânsito, levando em consideração as particularidades da rotina dos motoboys.
Atualmente, Minas Gerais possui uma frota superior a 3,4 milhões de motocicletas — número que representa 41% dos veículos em circulação no estado. Só na capital mineira, são mais de 318 mil motos. Além disso, mais de 100 milhões de entregas são realizadas por aplicativos a cada mês em todo o estado.
Durante o evento, entregadores como Li Li An, de 40 anos, relataram os desafios enfrentados diariamente. Ela iniciou na profissão durante a pandemia da Covid-19 e destacou a importância da parceria entre estado e empresas. “O motociclista é muito sozinho. A maioria dos motoristas não enxerga a gente. Uma ação como essa ajuda muito a conscientizar todos”, afirmou.
Li também aproveitou o evento para se cadastrar na plataforma do iFood, atraída pelos benefícios como o seguro gratuito em caso de acidente ou morte.
O Pit Stop Educativo marcou o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, promovida entre os dias 18 e 25 de setembro. A ação contou com atividades voltadas à pilotagem defensiva e ao uso correto de equipamentos de segurança, além de orientações sobre a regularização de documentos exigidos pela legislação.
A iniciativa teve o apoio de 13 instituições parceiras, entre elas a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil (PCMG), BHTrans e a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com ações conjuntas como essa, espera-se reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas e garantir melhores condições de trabalho para os entregadores de aplicativo em Minas Gerais.