Jazz gratuito anima o Centro de Memória Usiminas nesta sexta-feira
Camila Rocha Trio é atração da terceira edição da Série Música Instrumental no Jardim, em Ipatinga
Por Plox
25/09/2025 08h52 - Atualizado há 2 dias
Nesta sexta-feira (26), o bairro Castelo, em Ipatinga, será palco de uma noite especial marcada por música e cultura. O Centro de Memória Usiminas recebe, a partir das 20h, mais uma edição da Série Música Instrumental no Jardim, com um show gratuito do grupo Camila Rocha Trio. A iniciativa, que não exige retirada de ingressos, é promovida pelo Instituto Usiminas com o apoio da Usiminas, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A atração da noite reúne três talentos da música instrumental: Camila Rocha, contrabaixista e compositora que lidera o trio, divide o palco com o pianista Luadson Constâncio e o baterista Paulo Fróis. O repertório é uma mistura envolvente de composições próprias, interpretações criativas de artistas nacionais e clássicos atemporais do jazz. A proposta é oferecer uma experiência musical sofisticada, sem perder o toque vibrante e expressivo típico do gênero.

Além da performance musical, o público terá a chance de explorar o acervo do Centro de Memória Usiminas. O espaço abriga obras de artistas brasileiros e documentos que contam a trajetória da industrialização no Brasil, ressignificando o espaço histórico como um ponto de encontro cultural para a comunidade local. Durante o evento, food trucks estarão espalhados pelo jardim, oferecendo diversas opções de comidas e bebidas à venda.

Para tornar o espetáculo ainda mais acessível, a apresentação contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destacou a expectativa para o evento:
“Estamos preparando um evento muito especial, e esperamos que na sexta-feira o Centro de Memória Usiminas se torne ponto de encontro de diversão, música e arte”Foto: Divulgação
Na edição anterior da série, o dentista Marco Tancredo esteve presente e destacou a importância da iniciativa.
“Penso que a gente precisa disso no Vale do Aço, um evento como esse que traz música instrumental. Eu sou da área da Saúde, mas sempre tive uma ligação muito grande com a música. O Instituto Usiminas está de parabéns pela iniciativa”, comentou.

Com entrada gratuita, a programação reforça o papel do Instituto Usiminas como agente de transformação cultural e aproximação da comunidade com a história da cidade e a arte. A Série Música Instrumental no Jardim já se consolida como um convite para redescobrir Ipatinga sob uma nova trilha sonora.