Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

OAB leva à Justiça confusão entre advogado e deputados na CPI do INSS

Entidade denuncia quebra de decoro e promete acionar STF após discussão envolvendo defensor do 'Careca do INSS'

26/09/2025 às 01:17 por Redação Plox

Durante uma sessão da CPMI do INSS no Congresso Nacional nesta quinta-feira, uma discussão envolvendo o advogado Kleber Lopes, que representa o investigado conhecido como 'Careca do INSS', gerou forte reação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Distrito Federal.


Imagem Foto: Agência Senado

A entidade anunciou que vai tomar medidas legais contra os parlamentares que participaram da troca de ofensas com Lopes. A OAB afirma que houve violação das prerrogativas profissionais do advogado e agressões verbais, o que compromete o direito constitucional à ampla defesa e ao contraditório.


De acordo com a nota emitida pela OAB/DF, caso necessário, a questão poderá ser levada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a instituição vai protocolar requerimentos junto à Mesa da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, solicitando que os episódios sejam analisados pelos respectivos Conselhos de Ética, sob a alegação de quebra de decoro parlamentar.


“A advocacia jamais poderá ser silenciada no exercício da ampla defesa e do contraditório, direitos constitucionais de todos os cidadãos brasileiros”, declarou a OAB/DF.

A confusão teve início quando o depoente, Antônio, declarou que não responderia às perguntas do relator da CPI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), acusando-o de pré-julgamento. A resposta de Gaspar acirrou os ânimos, ao chamar Antônio de “autor do maior roubo contra aposentados e pensionistas do Brasil”.


O clima ficou ainda mais tenso com a intervenção do advogado Kleber Lopes e a reação exaltada de deputados, especialmente Zé Trovão (PL-SC). A sessão precisou ser suspensa temporariamente e a Polícia Legislativa foi acionada para conter a situação.


Questionado sobre o incidente, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), tentou minimizar a gravidade dos fatos. Segundo ele, os ânimos se exaltam com frequência em CPIs, mas afirmou que os advogados têm sido respeitados. “Já conversei com o advogado do depoente e entendo que essa questão já foi superada”, disse Viana. “Os direitos estão sendo respeitados e a presença da OAB é bem-vinda”.


O caso acontece em meio a outras declarações polêmicas e episódios de tensão na CPMI do INSS, que investiga fraudes no sistema previdenciário. Em sessões anteriores, o próprio investigado afirmou que o apelido 'Careca do INSS' teria sido inventado para incriminá-lo, negando qualquer envolvimento com os crimes apurados.


Compartilhar a notícia

Veja também
OAB reage após detenção de advogado ligado a ex-assessor de Bolsonaro no STF
POLíTICA

OAB reage após detenção de advogado ligado a ex-assessor de Bolsonaro no STF

Sebastião Coelho, que defende Filipe Martins, foi impedido de acompanhar sessão no Supremo e detido por desacato

lula
POLíTICA

Lula condena invasão da Ucrânia após pressão internacional

A declaração foi uma resposta a críticas do governo norte-americano, que acusou Lula de repetir conteúdo de propaganda russa

Deputados recuam e pedem desculpas após votação da PEC da Blindagem
POLíTICA

Deputados recuam e pedem desculpas após votação da PEC da Blindagem

Parlamentares que apoiaram a proposta alegam pressão política e dizem ter cometido um 'erro gravíssimo'; movimentos convocam protestos em várias capitais do país

Lula fará sua nona indicação ao STF e terá quase metade da Corte sob sua escolha
POLíTICA

Lula fará sua nona indicação ao STF e terá quase metade da Corte sob sua escolha

Com a saída antecipada de Barroso, presidente volta a indicar nome para o Supremo e consolida presença expressiva no tribunal

para você
Cetesb alerta: 29 praias do litoral de SP estão impróprias para banho
SAúDE

Cetesb alerta: 29 praias do litoral de SP estão impróprias para banho

Relatório desta semana aponta contaminação em praias do Litoral Norte e Sul; locais devem ser evitados por risco à saúde

zxzxz
GERAL

Família faz vaquinha para trazer mineiro encontrado morto nos EUA

Túlio Lacerda, de 31 anos, é natural de Itaipé, no Vale do Mucuri. Um amigo dele, Jason Aguirre, também foi encontrado morto no mesmo quarto

Com mais de 4,8 milhões de inscritos, Enem 2025 bate recorde histórico
EDUCAçãO

Com mais de 4,8 milhões de inscritos, Enem 2025 bate recorde histórico

Número representa aumento de 11% em relação a 2024; Minas Gerais fica em 2º lugar no ranking de inscrições

ECONOMIA

BDMG oferece financiamento de 72 meses para micro e pequenas empresas em Minas Gerais

Prazo estendido impulsiona pequenos negócios nos 853 municípios mineiros, com condições especiais disponíveis por tempo limitado.