Extra

Brasil registra 15 mortes por intoxicação com metanol em bebidas alcoólicas

Número de casos confirmados sobe para 58; autoridades intensificam investigações e ações preventivas, especialmente em São Paulo

25/10/2025 às 10:56 por Redação Plox

O Brasil registrou 58 casos confirmados de intoxicação por metanol ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (24). Outros 50 casos estão sob investigação e 635 notificações já foram descartadas.

O total de fatalities foi de 15, com nove ocorrências em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco

O total de fatalities foi de 15, com nove ocorrências em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco

Agência Brasil


Óbitos por intoxicação sobem para 15

O número de mortes confirmadas pela ingestão de metanol chegou a 15 no país. São nove registros em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco. Nove óbitos seguem em análise, ocorridos em Pernambuco (quatro), Paraná (dois), Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, 32 notificações de óbito que estavam sendo apuradas foram descartadas.

São Paulo concentra maior número de casos

O estado de São Paulo lidera em quantidade de notificações: são 44 casos confirmados e 14 em investigação. O Paraná soma seis casos confirmados, Pernambuco registra cinco, enquanto Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins têm um caso confirmado cada.

Monitoramento e ações preventivas

Autoridades estaduais e federais trabalham na investigação dos casos e na adoção de protocolos para detectar a presença de metanol em bebidas comercializadas. A Operação Alquimia, realizada em São Paulo com apoio de diversos órgãos, fiscalizou empresas do setor sucroalcooleiro com o objetivo de rastrear o uso da substância.

Instituições acadêmicas e órgãos de saúde seguem empenhados em aprimorar a identificação de bebidas adulteradas, fortalecendo ações de prevenção e controle para proteger a população.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a