Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Hospital Dr. José Maria Morais reforça importância da doação de sangue

    O agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3841-5488 ou presencialmente na portaria do Hospital

    Por Plox

    25/11/2020 20h28 - Atualizado há mais de 1 ano

    No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira, 25, os hemocentros e instituições de saúde em todo o país fazem um apelo para aumentar os estoques e sensibilizar doadores. É importante frisar que este gesto salva vidas, e se faz ainda mais importante este ano, especialmente, durante a pandemia de covid-19, já que o número de doações teve queda superior a 50%.

    Este é o caso do Hospital Dr. José Maria Morais, que viu reduzir o número de voluntários à doação de sangue e também os seus estoques. A Prefeitura de Fabriciano, por meio da direção do hospital, garante o transporte e alimentação para quem se dispõem a ser doador até a sede do Hemominas, em Governador Valadares, onde é realizada a coleta.

    Paciente doando sangue
    Foto: Divulgação

     

     

    O transporte fornecido pela Prefeitura aos doadores segue todas às medidas de prevenção ao Covid-19, incluindo o distanciamento, sendo 11 pessoas em cada ida. Por consequência da pandemia, sendo realizadas duas idas por mês ao banco de sangue. As viagens são sempre às terças-feiras, na segunda e quarta semanas do mês.

    Os voluntários à doação devem procurar o setor de Serviço Social do HJMM e agendar a ida ao Hemocentro É necessário está com a saúde em dia e apresentar os documentos pessoais – documento original com foto recente (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação).

    O agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3841-5488 ou presencialmente na portaria do Hospital. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

    QUEM PODE SER UM DOADOR DE SANGUE?

    ·         Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos;

    ·         Quem estiver em boas condições de saúde;

    ·         Pesar no mínimo 50kg;

    ·         Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

    ·         Não apresentar ferimento cicatrizado;

    ·         Tatuagem e/ou micropigmentação nos últimos 12 meses;

    ·         Não estar gripado ou resfriado;

     

    QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES PARA QUEM VAI DOAR?

    Para a doação o voluntário deve ter tido uma boa noite de sono (dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitando comidas gordurosas na últimas 4 horas). Os candidatos à doação que tiverem entre 16 e 17 anos, deverão ter a autorização dos pais ou responsáveis para a realização do procedimento. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]