Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Descubra como se tornar um oftalmologista

    Um oftalmologista tem uma ampla gama de responsabilidades quando se trata de cuidar da visão e dos olhos de um paciente

    Por Plox

    25/11/2021 22h50 - Atualizado há 5 dias

    Os oftalmologistas são os únicos médicos treinados para diagnosticar e tratar todos os problemas oculares e visuais, incluindo serviços de visão (óculos e lentes de contato) e fornecer tratamento e prevenção de doenças oculares, incluindo cirurgia.

    É esse talento especializado e treinamento que lhes permite fornecer atendimento excepcional a milhões de pessoas em todo o mundo que precisam reparar problemas de visão.

    Crédito: Ksenia Chernaya no Pexels/Divulgação

     

    E, para o estudante ou profissional de saúde que deseja aprender a se tornar um oftalmologista, o caminho é repleto de múltiplas camadas que devem ser percorridas em um setor altamente competitivo.

    O que faz um oftalmologista?

    Um oftalmologista tem uma ampla gama de responsabilidades quando se trata de cuidar da visão e dos olhos de um paciente. Os oftalmologistas trabalham com pacientes de todas as idades, tratam o glaucoma, podem ajudar os pacientes com câncer ocular e fornecer serviços de exames oftalmológicos a cirurgias complexas.

    A especialidade da oftalmologia é boa para médicos que desejam estudar um campo desafiador e fascinante que envolve uma variedade de disciplinas e exige que o profissional desenvolva uma série de habilidades importantes.

    Além disso, o especialista em oftalmologia pode realizar cirurgia de catarata e cirurgias de glaucoma, ajudar crianças a ganhar força muscular ocular para corrigir estrabismo (estrabismo), focar em doenças neurológicas e do nervo óptico que afetam o olho, realizar cirurgia ou tratamentos a laser para doenças da retina, realizar transplante de córnea ou fazer cirurgia reconstrutiva.

    Os oftalmologistas também realizam microcirurgias que envolvem materiais e suturas que não são visualizados sem o auxílio de equipamentos especiais. Por esse motivo, deve ter uma excelente coordenação mão-olho para o seu treinamento e prática nessas cirurgias tão delicadas.

    Caminho dos estudos

    O requisito mínimo de educação para se tornar um oftalmologista é uma especialização seguida por um treinamento na subespecialidade de escolha do médico.

    Existem  excelentes cursos de oftalmologia que oferecem aprimorar o conhecimento em assuntos como anatomia e fisiologia ocular, diagnóstico e doenças relacionadas. É importante também buscar um estágio e descobrir sua sub especialidade – pediatria, doenças retinianas, cirurgia e neuro-oftalmologia - até, por fim, buscar um emprego em clínicas ou hospitais especializados.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]