Ele transformou a limpeza de veículos em arte

Os lava-jatos, como o próprio nome sugere, vão ficar apenas para limpeza de veículos de forma emergencial. A estética automotiva valoriza o veículo

Por Plox

25/11/2021 16h37 - Atualizado há mais de 2 anos

O mundo globalizado passou a permitir acesso a toda a informação. E os consumidores, ao tomarem conhecimento dessas informações se tornaram exigentes. Assim, cada produto ou serviço só terá espaço no mercado se agregar valor, perceptível ao cliente. 

Serviços rudimentares precisam se adaptar a essa realidade e inovar. Foi assim que o empreendedor Saymon Alvernaz se deparou com um desafio, que ele transformou em oportunidade de gerar diferencial. Se antes, os moradores da região do Vale do Aço contavam com os “lava-jatos” para limparem seus veículos, hoje, eles têm um especialista, que está transformando o ato de “lavar um carro” em uma arte.

 

Estética automotiva

Antes, Saymon Alvernaz era funcionário de uma siderúrgica em Ipatinga-MG. Se empenhou e se decidiu a oferecer um jeito de fazer que elevasse o nível de um setor, que, por anos, permaneceu sem novidades, ganhando uma designação genérica, muitas vezes até gratuita, funcionando anexos a postos de combustíveis. 

 

“Parecia que eu estava entrando em outro carro. Parecia que meu carro voltou a ficar novo”, declarou um cliente de Saymon Alvernaz. 

Resolvemos experimentar os serviços de “estética automotiva”, como é descrita a atividade. De cara, uma renovação na pintura do carro, perceptível e surpreende pelo quanto o veículo fica mais vistoso e com aspecto de recém-fabricado. Saymon contou que usa produtos e procedimentos que asseguram a retirada “da cara de carro velho”.  As lanternas e faróis também melhoram a cor e o brilho.  Os bancos e o interior dos veículos são limpos de forma minuciosa. Algumas partes são desmontadas e cuidadas separadamente. No caso de estofamentos de couro, o resultado é ainda mais satisfatório. O painel, maçanetas internas e o forro passam a apresentar o aspecto de “carro novo”. O motor, o assoalho, porta malas e todo o veículo passam por cuidados, inspeção e limpeza.
 

Voando alto

A habilidade para gerar satisfação em quem tem amor por seu veículo fez Saymon ir além das motocicletas e carros. O brilho oferecido pelo especialista literalmente voa alto. 

 

 

Ele tem em sua lista de veículos bem tratados alguns aviões, os quais ele e sua equipe deixam impecáveis, assim como também tem clientes proprietários de carros de luxo.

 

 

“Eu queria fazer a limpeza de veículo de forma que valorize, que cause uma boa surpresa e não apenas ser lavador de carro. Busquei me aprimorar e estou sempre buscando o que tiver de melhor para oferecer”, contou orgulhosamente Saymon.

 

 

O PLOX também conversou com alguns clientes que se tornaram adeptos da “estética automotiva”. Entre eles, há uma concordância: O valor pago é muito superior ao que se espera pagar para lavar um carro, mas o resultado compensa. Todos os usuários do serviço descreveram que quando comentam o valor pago, as pessoas dizem que nunca imaginaram pagar um valor desses para lavar um carro. “Mas essa é a diferença. Eu não paguei para lavar meu carro, eu paguei para vê-lo novo, de novo”, afirmou sorrindo um dos clientes.

 


 

Saymon destaca que o valor mais alto será apenas na primeira vez que ele cuidar do carro. A partir de então, uma lavagem mais “tradicional” vai manter o que foi obtido. Mas o empreendedor frisa que até essa lavagem tradicional, quando feita por ele, também é melhor.

 

“Uma coisa é você deixar uma pessoa ficar passando um pano em seu carro, que já usado para limpar o pneu, que está cheio de partículas, que acabam arranhando a pintura. Outra coisa é lavar com técnica e carinho, que é o que a gente faz, até mesmo quando estamos apenas lavando um carro”, encerrou.


 

Destaques