Economia

Alckmin vincula avanço com EUA ao diálogo e prioriza queda de tarifas industriais

Alívio atinge principalmente exportadores de café e carne, enquanto governo brasileiro prepara nova rodada de negociações com Washington para reduzir tarifas sobre máquinas, motores, madeira, alimentos industrializados e outros produtos industriais

25/11/2025 às 09:52 por Redação Plox

O recente anúncio dos Estados Unidos, que retirou a tarifa de 40% de alguns produtos brasileiros, trouxe alívio sobretudo para exportadores de café e carne. Já o setor manufatureiro, que ficou de fora das medidas, permanece na expectativa por avanços.

Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin

Foto: Alckmin

Próxima etapa mira produtos industriais

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (25) que a próxima fase das negociações com o governo americano será focada na redução das tarifas que ainda incidem sobre produtos industriais. A declaração foi feita durante o Encontro Empresarial Brasil-Estados Unidos 2025, promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em São Paulo.

De acordo com o ministro, apesar dos avanços recentes no diálogo bilateral, o segmento manufatureiro continua sendo o maior desafio na relação comercial entre os dois países.

A próxima etapa é avançar na indústria. Máquinas, motores, madeira, alimentos industrializados e outros manufaturados ainda enfrentam tarifas elevadas

Geraldo Alckmin

Pressão para tirar mais itens do tarifaço

Alckmin ressaltou que grande parte dos itens industriais brasileiros continua sujeita ao tarifaço ou a alíquotas elevadas, enquanto produtos americanos entram no Brasil com tarifas bem mais baixas.

Ele pontuou que é necessário retirar mais itens industriais do tarifaço e seguir cortando tarifas para recuperar competitividade. O desafio central, segundo o ministro, está na manufatura, ainda amplamente excluída das reduções recentes.

O titular da pasta afirmou que o governo pretende manter o ritmo das negociações para retirar mais produtos do tarifaço e reduzir tarifas de exportação, com o objetivo de acelerar o processo de abertura para a indústria brasileira.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a