Política

Lula recebe título de doutor honoris causa em Maputo e reforça cooperação Brasil-Moçambique

Presidente é homenageado pela Universidade Pedagógica de Maputo em cerimônia pelos 50 anos de relações diplomáticas; honraria reconhece contribuição brasileira para educação e ciência moçambicanas

25/11/2025 às 08:37 por Redação Plox

Lula recebeu nesta segunda-feira (24) o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A honraria ocorreu durante visita do presidente à capital moçambicana, em comemoração aos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.

Lula é agraciado com título de doutor honoris causa em Moçambique

Lula é agraciado com título de doutor honoris causa em Moçambique

Foto: Ricardo Stuckert / PR


A distinção reconhece a trajetória política de Lula e a contribuição do Brasil para o avanço da educação e da ciência em Moçambique, por meio de programas de cooperação acadêmica e formação de quadros qualificados.

Universidade destaca cooperação com o Brasil

O reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Jorge Ferrão, afirmou que mais de 30% dos quadros de alto escalão científico da instituição, entre mestres e doutores, foram formados em instituições de ensino superior brasileiras, em cooperações firmadas durante os governos de Lula.

Ferrão lembrou ainda que, em 2012, durante visita anterior ao país, Lula lançou o Projeto Sonho, iniciativa de educação a distância voltada à formação de professores do ensino primário e secundário, envolvendo diferentes escolas e universidades moçambicanas e brasileiras.

O reitor ressaltou que a cooperação acadêmica é uma via de mão dupla. Em 2024, a Universidade Pedagógica de Maputo recebeu cerca de 600 jovens de comunidades indígenas brasileiras. Em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, a instituição moçambicana firmou compromisso de contribuir para a formulação e o ensino da história e da cultura afro-brasileiras no currículo brasileiro.

Educação como investimento estratégico

Ao receber o título, Lula mencionou políticas brasileiras de expansão do ensino e de combate às desigualdades, enfatizando que os recursos destinados ao setor educacional não devem ser vistos como despesa, mas como “o melhor investimento” que um governo pode realizar.

O presidente afirmou que o Brasil tem uma dívida histórica com o continente africano, que ajudou a “forjar a alma” do país ao longo dos 300 anos de escravidão, e destacou que o programa de cooperação de graduação para estudantes estrangeiros já completa 60 anos no Brasil.

A cooperação internacional só é justa quando é feita com base na solidariedade e no respeito à dignidade e à soberania de cada país. É nesse modelo que o Brasil acredita – disse Lula.

Lula

Segundo a Agência Brasil, a cerimônia em Maputo reforçou a continuidade da parceria educacional entre Brasil e Moçambique, com foco em formação acadêmica, intercâmbio de estudantes e produção conjunta de conhecimento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a