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Novos radares começam a operar em rodovias do Vale do Paraíba, em São Paulo; veja locais
Equipamentos instalados em Natividade da Serra e Pindamonhangaba integram pacote estadual que prevê 649 novos aparelhos em rodovias paulistas, 89 deles no Vale do Paraíba
25/11/2025 às 09:56por Redação Plox
25/11/2025 às 09:56
— por Redação Plox
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Dois novos radares de fiscalização eletrônica começaram a operar em rodovias do Vale do Paraíba e região nesta terça-feira (25), de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP). Em todo o estado, 11 equipamentos entraram em funcionamento na mesma data.
De acordo com o DER, os novos radares têm como objetivo ampliar a segurança no trânsito e diminuir o número de acidentes nas rodovias paulistas
Foto: Reprodução / TV Vanguarda.
Um dos novos pontos de fiscalização foi instalado na Rodovia Octacílio Fernandes da Silva (SP-121), que liga Natividade da Serra a Redenção da Serra. O equipamento está posicionado no km 26, com limite de velocidade de 50 km/h.
O segundo radar passou a operar na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba, principal acesso de ligação com a Via Dutra. Nesse trecho, o aparelho está localizado no km 1,9, e a velocidade máxima permitida é de 60 km/h.
Pacote de novos equipamentos no estado
Os radares integram um pacote de 649 novos aparelhos previstos para rodovias estaduais paulistas, dos quais 89 serão instalados na região do Vale do Paraíba. Nem todos, porém, estão em operação: parte dos equipamentos segue em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de começar a autuar.
Objetivo é reduzir acidentes nas rodovias
De acordo com o DER, a expansão do sistema de fiscalização eletrônica tem como foco aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes nas estradas paulistas.
“A medida visa intensificar a segurança nas rodovias, prevenir acidentes e salvar vidas, com radares instalados em locais de risco e devidamente sinalizados com os limites de velocidade permitidos”, informou o órgão.
Para definir os pontos de instalação, o órgão considera fatores como histórico de acidentes, incidência de excesso de velocidade, características geométricas da via, áreas de travessia de fauna e outros pontos críticos identificados ao longo das rodovias.
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