Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
VÍDEO: afastado do cargo, prefeito 'TikToker' vende amendoim em praia
Rodrigo Manga passou a manhã em Praia Grande arrecadando recursos para a ONG FelizCidade, que mantém projeto de terapias gratuitas para crianças com autismo, em ação que viralizou com mais de 2 milhões de visualizações
25/11/2025 às 09:42por Redação Plox
25/11/2025 às 09:42
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O prefeito afastado de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), passou a manhã em Praia Grande, no litoral paulista, vendendo amendoins na faixa de areia para arrecadar recursos a uma ONG da cidade. A ação foi registrada em vídeo e publicada nas redes sociais do político, conhecido como “prefeito tiktoker”, onde já ultrapassou 2 milhões de visualizações.
Político compartilhou sobre a ação em Praia Grande (SP) por meio de um vídeo com mais de 2 milhões de visualizações nas redes sociais.
Vídeo: Reprodução / Redes sociais.
Manga está fora do comando da Prefeitura de Sorocaba desde 6 de novembro, por decisão da Justiça Federal, no âmbito da segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que apura um suposto esquema de corrupção na área da saúde. O afastamento foi mantido até abril de 2026, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar pedido de habeas corpus apresentado pela defesa.
Venda de amendoins para ONG em Praia Grande
Segundo o próprio Manga, mais de mil unidades de amendoim foram vendidas na praia. O valor arrecadado foi destinado à ONG FelizCidade, que desenvolve projetos sociais voltados ao acolhimento e ao acompanhamento terapêutico especializado de pessoas com autismo em Praia Grande.
Nas redes sociais, o prefeito afastado publicou imagens abraçando banhistas e circulando pela areia com o isopor de amendoins. No vídeo, ele agradece o apoio recebido em meio ao processo judicial e destaca o carinho dos turistas e moradores da cidade.
ONG explica como funciona a ação
A ONG informou, por meio do vereador de Praia Grande Paulo Monteiro (Republicanos), que é padrinho da entidade, que a venda de amendoins é uma das iniciativas regulares da organização para levantar recursos. Manga participou da ação realizada no último sábado (22), na praia do bairro Mirim, onde, de acordo com Monteiro, permaneceu por cerca de duas horas vendendo os petiscos.
O vereador relatou que foi procurado pela equipe de Manga, que manifestou interesse em integrar alguma atividade voltada a organizações do terceiro setor no Estado. A sugestão de Monteiro foi justamente envolver o prefeito afastado na campanha de venda de amendoins, usada para financiar os atendimentos da ONG.
A venda de amendoins é apresentada pela ONG como uma das principais formas de custear terapias oferecidas gratuitamente a crianças da rede pública de saúde e da área social.
Atuação da FelizCidade com crianças autistas
A FelizCidade mantém diferentes projetos sociais e tem como principal iniciativa em Praia Grande o projeto “Descobrindo o Autismo”, voltado a crianças de 2 a 15 anos. Mais de 40 crianças participam ativamente das atividades, com uma média de 186 terapias realizadas por mês.
A ONG afirmou nas redes sociais que a participação de Manga ajudou a ampliar a visibilidade da campanha e agradeceu pelo apoio na arrecadação destinada à manutenção dos atendimentos.
Ruptura entre líderes na Câmara, resistência de Alcolumbre à indicação de Jorge Messias ao STF e ofensiva da oposição por anistia aos condenados de 8 de janeiro elevam tensão entre Executivo e Legislativo enquanto Orçamento de 2026 segue travado
Ruptura entre líderes na Câmara, resistência de Alcolumbre à indicação de Jorge Messias ao STF e ofensiva da oposição por anistia aos condenados de 8 de janeiro elevam tensão entre Executivo e Legislativo enquanto Orçamento de 2026 segue travado