Saúde

Timóteo realiza Dia D de combate às arboviroses no bairro João XXIII

Ação da Secretaria de Saúde convoca moradores no sábado, 29 de novembro, para recolher resíduos que acumulam água e eliminar focos do Aedes aegypti, após município registrar índice de alerta no LIRAa.

25/11/2025 às 15:41 por Redação Plox
Dia D de combate às arboviroses acontece no bairro João XXIII no próximo sábado

Dia D de combate às arboviroses acontece no bairro João XXIII no próximo sábado

25.11 - Release PMT - Dia D de combate às arboviroses acontece no bairro João XXIII no próximo sábado

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio da área de Vigilância em Saúde, realiza no próximo sábado (29) o Dia D de combate às arboviroses no bairro João XXIII, das 8h às 12h. Toda a comunidade está convidada a participar da mobilização, que terá foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Não haverá recolhimento de entulhos em grande quantidade.

Recolhimento limitado e foco em criadouros

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Rosana Lana, serão recolhidos apenas volumes proporcionais a um saco de lixo por residência. A orientação é que os moradores priorizem materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Como a ação acontece apenas no período da manhã, pedimos aos moradores para recolher volumes que acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito – Rosana Lana

Clima favorece proliferação do Aedes aegypti

Chuva e calor formam a combinação ideal para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Esses fatores climáticos aceleram o desenvolvimento do inseto, que leva cerca de 10 dias, ou menos, para chegar à fase adulta. Quanto mais rápida é a proliferação do transmissor, maior é o risco de surgirem casos de arboviroses na comunidade.

Conscientização e participação da comunidade

O engajamento dos moradores no enfrentamento às arboviroses é considerado uma atitude de cidadania. A ação de sábado tem como objetivo reforçar a conscientização da população sobre os cuidados preventivos contra Dengue, Zika e Chikungunya, com ênfase na educação em saúde e na eliminação de focos do Aedes aegypti.

O Dia D de Combate às Arboviroses em Timóteo acontece simultaneamente ao Dia D Estadual de Combate à Dengue em Minas Gerais, ampliando a mobilização em torno das medidas de prevenção.

Índice de infestação coloca cidade em alerta

Na última pesquisa do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o município de Timóteo registrou índice de 3,6%, o que coloca a população em faixa de alerta para o risco de transmissão das doenças.

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida mantém ações contínuas de fiscalização, tratamento focal em pontos estratégicos e atividades de educação em saúde. A participação da população é considerada essencial para evitar surtos epidêmicos, já que o combate ao mosquito começa dentro de casa.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a