Embrapa e Fundação Solidaridad lançam "calculadora de carbono" para cultivo de Erva-Mate

Ferramenta visa avaliar impacto ambiental da produção de erva-mate na emissão de gases do efeito estufa

Por Plox

25/12/2023 16h33 - Atualizado há mais de 1 ano

A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Fundação Solidaridad, desenvolveu a Carbon-Matte, uma calculadora de carbono projetada para avaliar os estoques de carbono e as emissões de gases do efeito estufa no cultivo de erva-mate. Conforme anunciado pela Embrapa, a ferramenta tem o intuito de proporcionar uma compreensão mais profunda sobre como a produção de erva-mate pode contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa através do armazenamento de carbono.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Carbon-Matte é uma planilha eletrônica que permite a inserção de variáveis específicas dos sistemas de cultivo de erva-mate, incluindo fatores como adensamento, arborização e insolação. Ela também leva em conta a produção de biomassa e as práticas de silvicultura aplicadas, oferecendo um panorama detalhado das emissões e remoções de carbono.

Essencial para produtores rurais, agentes de extensão rural, ervateiras e a comunidade científica, a ferramenta calcula as emissões totais de carbono do sistema de cultivo e identifica as fontes de emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

Destaques