Usina Guilman Amorim abre comporta e Rio Piracicaba pode voltar a subir

Segundo a Prefeitura de Timóteo, o nível do rio segue sendo monitorado

Por Plox

26/01/2020 12h06 - Atualizado há cerca de 4 anos

A Usina Hidrelétrica Guilman Amorim, em Antônio Dias-MG, abriu no fim da manhã deste domingo (26) sua comporta, e o nível do Rio Piracicaba poderá subir nas próximas horas.

A informação foi confirmada pelo Sistema de Comando em Operação (SCO), instalado na Prefeitura de Timóteo.

 

Timóteo-editadoRio Piracicaba elevou o nível e inundou parte do Distrito de Cachoeira do Vale. Foto: divulgação/PMT
 

A prefeitura informou que os moradores que deixaram as suas residências por conta do alagamento do Rio Piracicaba, devem manter a calma e não retornarem para as suas residências. 

De acordo com o governo municipal, a orientação é para aguardar o comunicado oficial da Defesa Civil, pois o nível previsto de precipitação de água (ocorrência de chuva) ainda é alto. Por isso, o estado de alerta para inundação, especialmente nas áreas próximas ao Rio Piracicaba, deve permanecer alto, mantendo todos atentos aos níveis da água. 

 

cachoeirinha-2Imagens da avenida Minas Gerais, no distrito de Cachoeira do Vale. Foto: divulgação/PMT

 

 

O SCO recebeu um alerta da Usina Hidrelétrica Guilman Amorim, em Nova Era, sobre a abertura da sua comporta para 6,5 metros, o que vai impactar no aumento do volume de água do Rio Piracicaba pelas próximas 6 horas. 

 

cachoeirinhaRua Guanabara, no distrito de Cachoeira do Vale, também foi inundada. Foto: divulgação/PMT

 

O trabalho de recolhimento de donativos continua e a necessidade imediata é de toalhas, roupas íntimas, tanto masculina quanto feminina, roupas de cama e água. 

A Polícia Militar está realizando patrulhamento preventivo no Distrito de Cachoeira do Vale para evitar ocorrências nas residências. Caso tenha alguma demanda de apoio, o morador pode ligar direto para o telefone da Defesa Civil de Timóteo é o 99499-2694.
 

Destaques