OMS alerta para aumento de casos de sarampo

Surto atinge diversos países, incluindo um caso importado confirmado no Rio Grande do Sul

Por Plox

26/01/2024 15h57 - Atualizado há 12 meses

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o crescente número de casos de sarampo ao redor do mundo, destacando a extrema transmissibilidade da doença e a essencialidade da vacinação para sua prevenção. O sarampo, uma das doenças mais contagiosas, tem visto um ressurgimento em países como México, Estados Unidos, Reino Unido, e Portugal, com registros recentes de casos e até um óbito na Argentina.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

No Brasil, a atenção se volta para o Rio Grande do Sul, onde foi confirmado um caso importado de sarampo em um menino de 3 anos, recém-chegado do Paquistão, um país onde a doença é endêmica. Em resposta, a Secretaria da Saúde do estado reiterou a importância da vacina tríplice viral, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e adequada para indivíduos desde a infância até os 59 anos. O esquema vacinal recomendado compreende duas doses até os 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos, com a primeira aplicação aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade.

A OMS e as autoridades de saúde locais enfatizam que a vacinação é a medida mais eficaz contra o sarampo, uma doença grave principalmente para crianças menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos. Transmitido diretamente por secreções respiratórias, o sarampo pode infectar até 90% das pessoas não imunizadas expostas ao vírus, tornando essencial o isolamento dos casos suspeitos e o uso de máscaras cirúrgicas nos serviços de saúde para evitar a propagação

Destaques