UBS's de Ipatinga terão horário estendido para atendimento a trabalhador
Essas medidas visam reduzir filas de atendimento e minimizar impactos nas internações hospitalares
Por Plox
26/01/2024 10h34 - Atualizado há 12 meses
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou que o município já conta com 15 unidades de saúde operando em horário especial para atender aos trabalhadores que não conseguem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante as horas regulares de funcionamento, das 07h às 16h.
O cidadão ipatinguense tem à disposição 13 UBS’s, a UPA Sentinela, montada ao lado da UPA 24H no bairro Canaã, e a Unidade de Hidratação, dentro da UBS Cidade Nobre (a tradicional UISA), ambas inauguradas na última sexta-feira, dia 19 de janeiro.
As unidades integradas ao Programa Saúde na Hora, funcionam além do horário habitual com a equipe completa. Confira quais são as 13 UBS’s que possuem horário estendido das 16h às 22h:
UBS Bethânia 1; UBS Bom Jardim 1; UBS Bom Retiro; UBS Canaã; UBS Caravelas; UBS Veneza; UBS Limoeiro; UBS Esperança 1;
UBS Esperança 2; UBS Iguaçu; UBS Parque das Águas; UBS Vila Celeste e UBS Vila Militar.
A UPA Sentinela e a Unidade de Hidratação funcionam das 07h às 19h, de segunda a domingo. O objetivo da ampliação no horário de atendimento das UBS’s é expandir o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Atenção Primária e do cuidado em Saúde Bucal, e fortalecer a gestão municipal na área de saúde.
O prefeito Gustavo Nunes reforça que a gestão não tem medido esforços no sentido de possibilitar ao cidadão acesso aos serviços de saúde. “Quero informar ao nosso cidadão, especialmente àquele que trabalha durante todo o dia, que dentro do programa, haverá uma unidade de saúde disponível para atendê-lo fora do horário de trabalho. Caso não seja uma emergência, ele pode dirigir-se a uma das 13 UBS’s que integram o programa Saúde na hora”, disse.
Essas medidas visam reduzir filas de atendimento e minimizar impactos nas internações hospitalares, refletindo o empenho do governo municipal em garantir o acesso eficiente aos serviços de saúde.