Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Itamaraty exige explicação dos EUA por tratamento degradante a brasileiros deportados

Brasileiros relataram humilhações e más condições em voo de deportação; Lula interveio para retirar algemas e garantir assistência.

26/01/2025 às 22:19 por Redação Plox

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, solicitou esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento degradante dispensado a brasileiros deportados. No voo de deportação da companhia norte-americana Global Crossing Airlines, que teve problemas técnicos em Manaus, passageiros denunciaram humilhações e agressões físicas por agentes americanos.

Com autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal interveio. Agentes brasileiros entraram na aeronave, determinaram a retirada imediata das algemas e correntes dos deportados e garantiram que não fossem novamente detidos pelas autoridades norte-americanas.

Divulgação /Ministério da Justiça

Relatos de maus-tratos e reação do Itamaraty
O voo, que saiu dos Estados Unidos com destino ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais, fez uma parada em Manaus na noite de sexta-feira (24) devido a problemas no ar-condicionado. A falha provocou mal-estar em alguns passageiros, aumentando as tensões a bordo.

O Itamaraty emitiu nota oficial após o chanceler Mauro Vieira reunir-se com autoridades locais em Manaus, incluindo o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, do 7º Comando Aéreo Regional.

“Na reunião, foi efetuado relato detalhado sobre os incidentes no aeroporto Eduardo Gomes [em Manaus] envolvendo cidadãos brasileiros transportados em voo de deportação do governo norte-americano. A reunião subsidiará pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento degradante dispensado aos passageiros no voo”, afirmou o Itamaraty em publicação na plataforma X.

Ação emergencial para acolhimento dos deportados
Após a intervenção da PF, os 88 brasileiros deportados – entre os 158 passageiros a bordo – foram levados a uma área reservada no terminal de Manaus. Eles receberam água, alimentos, colchões para descansar e puderam usar banheiros com chuveiros. Uma equipe médica foi acionada para prestar atendimento aos passageiros.

Além disso, Lula ordenou que a Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizasse uma aeronave para concluir o transporte dos deportados de Manaus para Confins. Profissionais de saúde acompanharam o grupo durante o trajeto.

Resposta à tentativa de violação de direitos
Segundo o Ministério da Justiça, houve uma tentativa de autoridades americanas de manter os deportados algemados durante todo o voo para o Brasil. Em nota, o órgão afirmou: “Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país.”

Compartilhar a notícia

Veja também
(foto: Flickr/Palácio do Planalto)
POLíTICA

PL almeja fortalecimento eleitoral com apoio de Bolsonaro e Michelle

Estratégia ambiciosa visa lançar candidatos em até 3.000 municípios e consolidar presença em capitais importantes.

Reunião
POLíTICA

Rosângela Reis cobra recuperação de asfalto em pontos críticos do Vale do Aço

A deputada estadual afirmou que passou recentemente em todas as vias e constatou a necessidade de recuperação imediata das vias

Bolsonaro recebe tornozeleira, perde redes sociais e é proibido de sair à noite
POLíTICA

Bolsonaro recebe tornozeleira, perde redes sociais e é proibido de sair à noite

Por ordem do STF, ex-presidente ainda não pode se comunicar com outros investigados, incluindo Eduardo Bolsonaro, e teve dinheiro e pen drive apreendidos

POLíTICA

Lula critica Meta e convoca reunião urgente: soberania nacional em jogo

Presidente alerta sobre mudanças nas políticas da Meta e reforça que soberania de países deve ser protegida

para você
Usipa abre 190 vagas gratuitas em projeto de esporte e saúde em Ipatinga
EDUCAçãO

Usipa abre 190 vagas gratuitas em projeto de esporte e saúde em Ipatinga

Iniciativa da Usipa, em parceria com a Prefeitura de Ipatinga, oferece atividades esportivas gratuitas como atletismo, hidroginástica, natação, entre outras

Fazendas de Brumadinho recebem circuito de turismo rural com vivências nas férias
LAZER

Fazendas de Brumadinho recebem circuito de turismo rural com vivências nas férias

Circuito inédito será realizado nos dias 19 e 20 de julho, com vivências em fazendas, oficinas, degustações e imersão na cultura e sabores de Minas

Luz
ECONOMIA

Consumidor arcará com R$ 30,2 bi de déficit do setor elétrico em 2022

Aneel aprova orçamento da CDE para este ano

Marlene.jpg
ESPORTES

Morre Marlene Matheus, primeira mulher a presidir o Corinthians

A causa da morte da ex-dirigente não foi informada