André Janones recebe convite da Rede para disputar governo de Minas em 2026
Deputado federal do Avante é sondado pela Rede Sustentabilidade para possível candidatura ao governo mineiro, em meio à indefinição do campo progressista e à fragmentação da disputa estadual
26/01/2026 às 08:05por Redação Plox
26/01/2026 às 08:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O deputado federal André Janones, atualmente no Avante, sinalizou que pode trocar de partido e disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. Interlocutores da Rede Sustentabilidade confirmaram à Itatiaia que o parlamentar recebeu convite formal para se filiar à legenda e entrar na corrida pelo Palácio Tiradentes.
Deputado federal André Janones (Avante)
Foto: Câmara dos Deputados
O encontro entre Janones e representantes da Rede ocorreu na última sexta-feira (23). Na reunião, foi apresentada a proposta de filiação e a possibilidade de lançar o deputado como candidato ao Executivo mineiro. Apesar do movimento, Janones ainda não teria batido o martelo sobre a candidatura, segundo pessoas próximas às negociações.
Cenário em Minas ainda indefinido para campo progressista
Caso a candidatura se confirme, Janones se torna uma nova peça no xadrez eleitoral em Minas Gerais, especialmente para o campo progressista, que segue sem um palanque claramente definido no estado.
Rodrigo Pacheco, do PSD, visto como o nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não decidiu se irá disputar o governo mineiro em 2026. Outros possíveis candidatos que chegaram a ser ventilados por partidos de esquerda não avançaram em alianças consolidadas até o momento.
Disputa à direita já tem pré-candidaturas colocadas
Na ala direita do espectro político, a pré-candidatura de Mateus Simões, também do PSD, já está posta. Ele tenta costurar apoios e unificar esse campo em torno de seu nome em Minas Gerais.
Mesmo assim, outros nomes seguem no radar. Nikolas Ferreira, do PL, e Cleitinho Azevedo, do Republicanos, ainda aparecem como possibilidades para o pleito estadual, o que mantém a disputa aberta e fragmentada nesse segmento do eleitorado.