Ato convocado por Nikolas Ferreira em Brasília reúne 18 mil pessoas, aponta levantamento
Estimativa do Monitor do Debate Político da USP, em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common, calcula público entre 15,1 mil e 20,1 mil manifestantes na Praça do Cruzeiro, bem abaixo dos 50 mil a 100 mil citados por fontes da Segurança do DF
26/01/2026 às 09:27por Redação Plox
26/01/2026 às 09:27
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O ato convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) neste domingo (25), em Brasília, reuniu cerca de 18 mil pessoas na Praça do Cruzeiro, segundo levantamento do Monitor do Debate Político da USP, em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common.
Foto: Ato convocado por Nikolas Ferreira em Brasília Foto: Frame de vídeo / Instagram
De acordo com o estudo, a estimativa foi obtida a partir de imagens aéreas analisadas por inteligência artificial, com margem de erro de 12%. Isso indica que, no momento de pico, o público pode ter variado entre 15,1 mil e 20,1 mil participantes.
Como foi feita a contagem de participantes
A USP informou que utilizou sete imagens captadas às 15h15, horário apontado como o de maior concentração de pessoas. As fotos foram processadas pelo sistema P2PNet, ferramenta que identifica indivíduos em imagens e tem erro médio estimado em 12%.
Enquanto o levantamento acadêmico aponta 18 mil presentes, fontes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) disseram à revista Oeste que a manifestação teria reunido entre 50 mil e 100 mil pessoas, mostrando discrepância entre as estimativas.
Ato encerra “Caminhada pela Liberdade”
O evento marcou o fim da chamada “Caminhada pela Liberdade”, percurso de aproximadamente 240 quilômetros iniciado em Paracatu (MG) na última segunda-feira (19). A marcha passou por trechos de Minas Gerais e Goiás até chegar à capital federal.
Os participantes defendem a derrubada dos vetos do presidente Lula ao chamado Projeto da Dosimetria, que pode beneficiar condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).