INSS fecha agências por três dias: saiba as datas, o motivo e como acessar os serviços
Agências ficam fechadas de 28 a 30, e serviços pelo Meu INSS e central 135 serão interrompidos entre 27 e 31 de janeiro para atualização dos sistemas da Dataprev
26/01/2026 às 10:21por Redação Plox
26/01/2026 às 10:21
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país ficarão sem atendimento presencial de quarta-feira (28) a sexta-feira (30). O fechamento temporário ocorre em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
Canais remotos de atendimento, no entanto, funcionarão normalmente.
Foto: Reprodução / Agência Brasil.
Atendimento remoto e período de indisponibilidade
Até o dia 27, os canais remotos de atendimento, como o Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135, permanecerão em funcionamento normal, oferecendo mais de 100 serviços à população.
O INSS informa, porém, que do dia 27, a partir das 19h, até 31 de janeiro, tanto o Meu INSS (site e aplicativo) quanto a central 135 ficarão indisponíveis.
Objetivo das mudanças nos sistemas
De acordo com o instituto, a intervenção é necessária para a modernização dos sistemas, com o objetivo de garantir maior estabilidade, segurança e eficiência na prestação dos serviços previdenciários.
Medidas para reduzir o impacto ao cidadão
Para minimizar os efeitos da suspensão temporária, o INSS promoveu atendimento extra no último fim de semana, antecipando agendamentos e buscando compensar a interrupção do atendimento presencial.
O instituto também assegurou o reencaixe dos beneficiários que optaram por ser atendidos presencialmente em dia útil, reorganizando os atendimentos afetados pelo fechamento das agências.