Menino que caiu do 10º andar em Ribeirão Preto reaparece sorrindo em vídeo após alta
Após fraturas nos dois fêmures e três cirurgias em 22 dias de internação, Brenno, de 4 anos, volta para casa e família relata recuperação positiva após queda acidental do 10º andar
26/01/2026 às 14:07por Redação Plox
26/01/2026 às 14:07
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma semana após receber alta médica, o menino Brenno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, que caiu do 10º andar do prédio onde mora com a família, em Ribeirão Preto (SP), voltou a aparecer nas redes sociais. Nas imagens, ele surge sorrindo e tocando um violão de brinquedo, em casa.
Brenno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, que caiu do 10º do prédio que mora, em Ribeirão Preto (SP), se recupera bem de acidente
Foto: Arquivo pessoal
O vídeo foi compartilhado pelo pai, Carlos Daniel Fernandes, e gravado pela mãe, Paloma Girdziauckas. Nas cenas, Brenno também manda um beijo para a câmera, em um gesto carinhoso que simboliza a retomada da rotina da família após o susto.
Brenno se recupera das consequências do acidente, que provocou fratura bilateral de fêmur. Ele tem retorno médico marcado para a próxima terça-feira (27), para reavaliação do quadro.
O menino ficou internado por 22 dias e, segundo a família, vem apresentando boa evolução desde os primeiros dias de hospitalização. A alta ocorreu em 18 de janeiro.
O menino Brenno Fernandes Girdziauckas, de 4 anos, que sobreviveu a queda do 10º andar de um prédio no Centro de Ribeirão Preto (SP), recebeu alta do hospital
Foto: Arquivo pessoal
Internação, cirurgias e recuperação
O acidente aconteceu na tarde de 27 de dezembro do ano passado. Entre o fim de 2025 e o início deste ano, Brenno passou por três cirurgias em decorrência do politraumatismo causado pela queda.
Ao longo da internação, o quadro clínico foi considerado positivo pelos profissionais de saúde, o que permitiu a liberação do menino para seguir a recuperação em casa, sob acompanhamento médico.
Imagens da família mostram Brenno atualmente em casa, se recuperando bem do acidente, após a queda do 10º andar do prédio onde vive, em Ribeirão Preto (SP).
Médico classifica sobrevivência como milagre
Para o ortopedista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Pedro Francisco, que acompanhou o caso, o desfecho após a queda de 10 andares foge ao padrão esperado em acidentes desse tipo.
A gente anda junto com a ciência, sabe que é possível sobreviver, mas não é um caso muito comum. Esse foi diferente. Para quem acredita, acho que ele teve uma ajuda do anjinho da guarda para segurar um pouco. Foi um milagre mesmo.
Pedro Francisco
O caso de Brenno chamou atenção pela gravidade da queda e pela recuperação considerada surpreendente pela equipe médica.
Como aconteceu a queda do 10º andar
O acidente ocorreu por volta das 15h30 do dia 27 de dezembro do ano passado. Brenno, que é autista não verbal, teve acesso à janela do banheiro do apartamento onde mora com a família, no Centro de Ribeirão Preto.
À polícia, a mãe relatou que estava com o marido próximo ao quarto quando ouviu um barulho e seguiu em direção ao banheiro, acreditando que o filho estivesse ali. Ao encontrar o cômodo vazio, entendeu que o menino havia caído pela janela, que não tinha grade de proteção.
A mãe correu até o térreo do edifício e encontrou a criança já no solo da área comum do condomínio, ainda consciente, porém com graves lesões nas pernas. A irmã de Brenno acionou o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que fez os primeiros atendimentos e levou o menino à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas, próxima ao prédio.
De acordo com a polícia, a queda pode ter sido amortecida após Brenno se chocar contra uma janela de vidro no 8º andar e um corrimão antes de atingir o solo. O episódio foi registrado na Polícia Civil como queda acidental.
Prédio no Centro de Ribeirão Preto, SP, onde criança caiu do 10º andar e sobreviveu