Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Prevenção à AIDS/HIV e Sífilis é foco de ações da Saúde no pré-carnaval

Nesta terça-feira (26), profissionais da Saúde promovem em frente às faculdades do município a distribuição de panfletos com entrega de ‘camisinhas’

26/02/2019 às 11:21 por Redação Plox

Falta pouco para o carnaval. Em meio à festa que alegra milhares de pessoas, a Prefeitura de Ipatinga tem uma preocupação: o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) após o período de comemoração. É por isso que nesta semana pré-carnaval a Administração municipal realiza o ‘CarnaSaúde’, evento com ações de conscientização, prevenção para mobilizar a sociedade em relação à incidência de novos casos.

“Neste momento nosso objetivo é elevar o tom de alerta. Isso porque muitas pessoas nessa data festiva ficam mais soltinhas e, no calor das comemorações, se descuidam, mantendo relações sexuais sem o uso do preservativo. O resultado é a exposição ao HIV, à Sífilis, à Gonorreia e às Hepatites B e C”, enfatiza a enfermeira do Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP), Ana Beatriz Barbosa.

pmi 1(Foto: SECOM/PMI)

“Com o hábito de uso de preservativo cada vez menor, nós estamos trabalhando para conscientizar um grande número de pessoas, já que os índices das IST’s cada dia aumentam mais. Quem tem IST não tem cara de que tem e nem fala para o parceiro. E ainda há as pessoas que nem sabem que têm IST. Por isso a importância de se prevenir e fazer o teste rápido”, reforça a enfermeira.

Ainda segundo Ana Beatriz, para cada dois homens portadores do HIV existe uma mulher com o vírus.

‘CarnaSaúde’

Nesta terça-feira (26), profissionais da Saúde promovem em frente às faculdades do município a distribuição de panfletos com entrega de ‘camisinhas’. As ofertas de testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites acontecerão no dia 27, das 7h às 19h, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Bom Jardim I, Veneza e Bethânia. No dia 1º de março, o expediente acontece das 7h30 às 17h30, no CCDIP. O serviço fica no centro de cidade, na rua Governador Valadares, nº 45.

pmi(Foto: SECOM/PMI)

Ainda no dia 28 de fevereiro, nas principais avenidas do centro da cidade, profissionais da Saúde realizarão uma caminhada com o grupo de charanga do Ipatinga Futebol Clube e os atores com pernas-de-pau, para o alerta e conscientização acerca das IST’s.

Número de notificações

Em Ipatinga, há 730 pessoas diagnosticadas com o vírus HIV. Desse total, 663 realizam, atualmente, tratamento no CCDIP, recebendo assistência com equipe multiprofissional e medicamentos antirretrovirais. Somente no ano passado, 109 casos novos de HIV foram notificados em moradores da cidade.

Outra IST que cresce assustadoramente é a Sífilis. A única forma de preveni-la é através do sexo seguro. Mas, um dos motivos do aumento do número de casos é o desconhecimento da doença pelo parceiro, a contínua exposição a relações sexuais sem o uso de preservativo e o abandono ao tratamento prescrito pelo médico.  

Também no ano passado, 377 pessoas foram notificadas com a doença no município. Desse total, 90 eram gestantes e 64 crianças recém-nascidas foram contaminadas com a doença durante a gestação.

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Unimed.jpg
SAúDE

Programa Bem Cuidar encerra as atividades

Cerca de 27 adultos e idosos participaram da ação, que ocorreu no Parque Ipanema

Marcos Vinícius
SAúDE

MG registra 17 casos de febre maculosa em 2023; morador de Ipatinga é investigado

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

etykikr.jpg
SAúDE

Ipatinga estende aplicação da vacina Triviral a crianças de 6 a 9 meses

SAúDE

Vale do Aço concentra maioria dos 269 casos de febre oropouche registrados em Minas Gerais

Joanésia lidera com 140 diagnósticos positivos; doença tem sintomas semelhantes à dengue e à chikungunya