Brasil

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Vídeo: ministro da saúde fala sobre Coronavírus e evita alarmismo

    Por Plox

    26/02/2020 11h32 - Atualizado há cerca de 4 anos

    O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, anuncia nesta quarta-feira (26), novos recursos para expansão de serviços do Ministério da Saúde.

    Veja:

     

     

    O Governo Federal convocou a imprensa para uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (26), onde o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou a um canal de TV que a preocupação no momento é evitar o alarmismo. 

    “Nós vamos nos preparar da melhor maneira. Mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência”, declarou.

    Mandetta declarou que as condições climáticas do Brasil são diferentes a que ainda não se sabe qual será o comportamento do Vírus. “Não sabe se por aqui o vírus acelera ou desacelera. Os vírus se comportam de forma diferente no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Esse é um vírus que surgiu em baixa temperatura. Pode não ter o mesmo comportamento. Pode ser para melhor ou para pior”, destaca o ministro.

    O Ministério da Saúde já está se preparando para vários cenários do coronavírus no país. O Conselho Federal de Medicina já foi acionado e já se prepara para a abertura de leitos caso a doença se espalhe.

    Segundo o governo, a esperança é que seja desenvolvida uma vacina. Vários cientistas, em diversas partes do mundo estão envolvidos nessa busca.

    Segundo um membro do Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil não tinha muitos motivos para se preocupar,  pois não existem voos diretos da China para o país. Mas agora é diferente, pois a doença chegou à Europa e existem diversos voos ligando aquele continente ao território brasileiro. 

    Este é o caso, por exemplo, do paciente identificado em São Paulo, que veio de uma recente viagem à Itália. O governo também informou que todos os ocupantes daquele voo serão monitorados a partir de uma lista que será fornecida pela empresa aérea.  

    Como se prevenir 

    O coronavírus se espalha muito facilmente, sendo, portanto, muito difícil a sua prevenção. Mas as autoridades em saúde destacam alguns procedimentos:
    -Cobri a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
    - Não tocar  nos olhos na boca e nariz evitando assim contato com as mucosas;
    -Não compartilhar objetos, pois o vírus pode permanecer neles por até 24 horas;
    - Lavar as mãos várias vezes ao dia,  por pelo menos 20 segundos com água corrente e sabão.
    - Evitar locais com aglomeração de pessoas;
     
    Como a doença já chegou a vários países, a ONU evita criar uma situação de alarme, mas recomenda que todos os países se unam em busca de um combate para evitar uma pandemia.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]