Descoloriu? Estudo releva mudança no mundo na escolha de tons

A pesquisa identificou uma predominância crescente de cores como preto, branco e cinza, em detrimento de cores mais vibrantes

Por Plox

26/02/2024 09h13 - Atualizado há cerca de 2 meses

Um recente estudo realizado pelo Science Museum Group, com financiamento do Creative Industries Policy and Evidence Centre, demonstrou uma notável mudança na paleta de cores dos objetos ao nosso redor, direcionando-se cada vez mais para tonalidades neutras. Analisando mais de 7.000 fotografias de itens do cotidiano, desde o início do século XIX até a atualidade, a pesquisa identificou uma predominância crescente de cores como preto, branco e cinza, em detrimento de cores mais vibrantes.

A investigação, que percorreu 21 categorias de objetos, incluindo tecnologia, iluminação e eletrodomésticos, apontou para uma evolução nas preferências cromáticas que começou a se acentuar no século XX. Além disso, destacou uma diminuição significativa de cores quentes, como amarelo e marrom, paralelamente ao aumento dos tons acinzentados.

 

Foto: reprodução/ Pixabay

 

Claudio Paixão, doutor em psicologia social e professor na Universidade Federal de Minas Gerais, sugere que essa transição não é meramente estética, mas também reflete mudanças nos materiais de fabricação, como a substituição da madeira pelo plástico, e variações culturais e emocionais na percepção das cores. Ele destaca como, historicamente, momentos de adversidade ou euforia social influenciaram as expressões artísticas e as escolhas cromáticas das pessoas, exemplificando com o movimento pré-rafaelita e a vivacidade dos anos pós-guerra.

 

Foto: reprodução/ Pixabay

Além disso, Paixão menciona um estudo sobre a escolha de filtros no Instagram, relacionando-a com os estados emocionais dos usuários, para ilustrar como as cores podem expressar sentimentos e experiências culturais distintas. Essa mudança para um espectro mais neutro, portanto, pode também indicar um refinamento na percepção visual, permitindo que detalhes sutis ganhem destaque em meio a uma paleta de cores mais contida.

 


 

Destaques