Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Pagamento do FGTS via Pix começa em março
A nova plataforma FGTS Digital facilitará o recolhimento do fundo, prometendo mais agilidade e eficiência para trabalhadores e empregadores
27/02/2024 às 01:09por Redação Plox
27/02/2024 às 01:09
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A partir da próxima sexta-feira, dia 1º de março, o Brasil dará um grande passo na modernização dos seus processos trabalhistas com o lançamento do FGTS Digital pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa inovação tem como objetivo simplificar e agilizar o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), utilizando a tecnologia do Pix como principal método de pagamento.
FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Inovação no Recolhimento do FGTS
O FGTS Digital será integrado ao eSocial, sistema já utilizado para a transmissão de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Com essa integração, os empregadores poderão emitir guias de recolhimento do FGTS de forma digital, facilitando o acesso e a gestão dos pagamentos. A plataforma, que possui uma interface totalmente web, promete oferecer opções diversificadas para a geração dessas guias, tornando o processo mais eficiente.
Benefícios do Pix para o FGTS
A escolha do Pix como método de pagamento para o FGTS visa trazer inúmeros benefícios, entre eles a rapidez na emissão e no pagamento das guias, a personalização no atendimento, além da possibilidade de consultar extratos de pagamentos realizados, verificar a individualização dos pagamentos e identificar possíveis débitos pendentes. Esta mudança é um avanço significativo, representando uma maior praticidade para trabalhadores e empregadores, além de contribuir para a transparência e segurança nas transações.
Colaboração Interministerial
Para a implementação do FGTS Digital, o Ministério do Trabalho e Emprego contou com a colaboração de diversos órgãos e entidades, incluindo o Ministério da Fazenda, o Ministério da Gestão e Inovação, o Conselho Curador do FGTS, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Caixa Econômica Federal. Essa parceria interministerial reforça o compromisso do governo com a modernização e eficiência dos serviços públicos, buscando sempre facilitar a vida do cidadão e dos empresários brasileiros.