Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Carnaval seguro: MG amplia rede de proteção para mulheres com atendimento especializado

Estado amplia ações para prevenir violência contra mulheres e garantir atendimento humanizado durante a folia

26/02/2025 às 21:33 por Redação Plox

O governo de Minas estima que o período festivo de Carnaval vai ter um público de 11 milhões de foliões. O Carnaval de Belo Horizonte já se consolidou como um dos maiores do Brasil. Em 2024, a expectativa é que a festa atraia cerca de seis milhões de pessoas, um público três vezes maior que a população da capital mineira. E uma das preocupações dos órgãos de segurança pública é garantir a tranquilidade das mulheres, ao combater a violência no ambiente da folia e assegurar um acolhimento imediato e humanizado às vítimas. Veja os detalhes na Live.


 

"Nós queremos segurança para todos os foliões e tranquilidade e paz para as mulheres. A Sedese-MG está percorrendo o interior, capacitando prefeituras, estabelecimentos envolvidos no Carnaval, para que todas as mulheres possam ser acolhidas e quem cometer esses atos possa ser responsabilizado o quanto antes", afirmou o governador.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, enfatizou a importância do atendimento rápido e humanizado. "Nosso objetivo é criar um ambiente de festa seguro e respeitoso, onde as mulheres possam se divertir sem medo. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acolhimento para quem precisar de apoio", explicou.

Atendimento especializado nas ruas

Entre os dias 1º e 4 de março, duas vans equipadas para atendimento especializado estarão em pontos estratégicos de Belo Horizonte, prestando assistência a mulheres em situação de violência. As unidades, fornecidas pelo Ministério Público (MPMG) e pela Defensoria Pública (DPMG), contarão com equipes de psicólogos, assistentes sociais e profissionais treinados para oferecer acolhimento e encaminhamento adequado.

Van itinerante  - Foto: Isabela Brandes / DPMG

Capacitação e mobilização contra a violência

A campanha "Fale Agora na Folia" reforça a conscientização sobre a violência contra a mulher, promovendo capacitações e distribuindo materiais informativos. O destaque fica para a aplicação do protocolo de enfrentamento à violência sexual, que assegura um atendimento humanizado e direcionamento eficaz das vítimas.

A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese, Joana Coelho, destacou a inovação da iniciativa no estado. “Pela primeira vez, nós estamos realizando um trabalho integrado no interior de Minas, capacitando não só os foliões, mas bares, restaurantes e a população sobre como acolher as mulheres, caso haja algum tipo de assédio ou violência”, explicou.

As capacitações já ocorrem em cidades como Varginha, São Lourenço e Boa Esperança, no Sul de Minas, além de municípios da Região Central e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como Sabará, Santa Luzia, Jaboticatubas e Caeté. Como incentivo, os participantes que concluírem a capacitação receberão pulseiras de identificação, facilitando o reconhecimento daqueles aptos a prestar o primeiro atendimento em situações de violência.

Parcerias estratégicas fortalecem ações

Para viabilizar essas iniciativas, a Sedese-MG conta com o apoio de diversas instituições, incluindo as secretarias de Estado de Comunicação Social, Cultura e Turismo, Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, MPMG, DPMG, Tribunal de Justiça (TJMG), Prefeitura de Belo Horizonte, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG).

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Carnaval mineiro atrai turistas e movimenta economia

Além das ações de segurança, o Governo de Minas lançou uma campanha para promover o estado como um destino turístico diversificado durante o Carnaval. A proposta busca atrair foliões que buscam tanto festas vibrantes quanto refúgios culturais e naturais.

"Nós temos aqui o Carnaval que atende aquele que gosta de barulho, de dançar, de folia, e temos também o Carnaval da tranquilidade em diversas cidades do interior, nas cidades históricas, nas montanhas e nos lagos. Um cardápio completo que atende a todos e que tem gerado milhares de empregos e atraído milhões de visitantes", destacou o governador Romeu Zema.

A pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas (FCDL-MG) reforça essa tendência: 71,2% dos mineiros permanecerão em suas cidades no Carnaval, enquanto 14,4% dos que viajarão escolheram o interior como destino.

Carnaval histórico se fortalece

Com a valorização das tradições culturais e da infraestrutura turística, cidades históricas de Minas se consolidam como destinos carnavalescos diferenciados. Congonhas revitaliza sua festa com o "Carnaval pra Todos", destacando o tradicional Bloco Manda Brasa. Ouro Preto homenageia os 50 anos do Bloco Balanço da Cobra, um dos ícones do carnaval estudantil.

Mariana mescla desfiles de escolas de samba, blocos tradicionais e grandes shows, enquanto São João del-Rei mantém seu carnaval popular, com destaque para os blocos tradicionais. Tiradentes, conhecida por seu patrimônio colonial preservado, foca na valorização da cultura carnavalesca local.

Interior aposta no Carnaval da Tranquilidade

Além das festas urbanas, Minas Gerais investe no conceito de Carnaval da Tranquilidade, atraindo turistas para experiências em meio à natureza. Diamantina, patrimônio mundial pela Unesco, fortalece sua folia no Mercado Velho e no Parque Estadual do Biribiri. Serro aposta na campanha "Experimente Serro, muito além do Carnaval", combinando história e cultura.

Já Conceição do Mato Dentro se destaca como opção para os amantes do ecoturismo, com sua exuberante Cachoeira do Tabuleiro. Com essa diversidade de opções, o Carnaval mineiro se consolida como um dos mais atrativos e seguros do país, impulsionado por estratégias que unem cultura, turismo e proteção social.

Cartilha Vem Mineirizar com Saúde

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), está lançando uma cartilha para os foliões, com informações práticas e essenciais para garantir que o Carnaval seja marcado por alegria, bem-estar e saúde em todos os cantos do estado.

"Vem Mineirizar com Saúde: o guia do folião consciente pra curtir o Carnaval sem perrengue!" foi produzido com uma linguagem simples e descontraída, com foco em quem vai cair na folia, seja em bloquinhos de rua, em festas, shows ou até mesmo em um acampamento sossegado com a família ou amigos.

Clique aqui para acessar o guia

O conteúdo aborda, em cartões temáticos e coloridos, desde dicas de vestimentas mais confortáveis até cuidados para não desidratar, passando pelo uso de protetor solar e de repelentes, medidas de prevenção contra a dengue e contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de orientações sobre os serviços de saúde, caso necessário.

"Nosso objetivo é que os mineiros e turistas possam aproveitar ao máximo a maior festa popular do país, mas com responsabilidade e cuidado consigo e com os outros. A cartilha é um convite para que todos curtam o Carnaval com saúde e segurança, sem sustos ou preocupações", destaca a secretária de Estado Adjunta de Saúde de Minas Gerais, Poliana Lopes.

A secretária ressalta outro cuidado primordial para curtir os dias de festa, que é a alimentação. “Embora os cuidados devam ser rotineiros, no Carnaval a atenção precisa ser redobrada, priorizando o consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade, higiênicos e sanitários”.

Para quem estiver nos festejos de rua, as recomendações básicas incluem sempre lavar as mãos antes de comer, depois de ir ao banheiro e após o manuseio de objetos sujos, entre outras situações que possam causar infecções e contaminações.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a