Comércio do Vale do Aço terá alteração de horário durante o Carnaval

Confira como será o funcionamento do comércio lojista, de gêneros alimentícios e de agências bancárias de 1 até 5 de março

Por Plox

26/02/2025 14h49 - Atualizado há cerca de 2 meses

O comércio varejista e de gêneros alimentícios das cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo terá alterações nos horários de funcionamento durante o Carnaval 2025. Serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, continuarão operando normalmente. O horário de atendimento do sistema bancário também sofre alteração. Veja o que abre e fecha em cada dia do período festivo.


Apesar do período festivo, o Carnaval não é considerado feriado, como enfatiza José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço. "O horário de funcionamento dos supermercados e demais estabelecimentos do setor alimentício, assim como o comércio lojista, seguirá as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio e os sindicatos dos empregados do comércio", explica.


Confira os horários de funcionamento no Carnaval
Sábado (1º de março) e domingo (2 de março)
No sábado, todas as lojas do Vale do Aço estarão abertas, com o comércio de rua operando apenas no período da manhã. Já supermercados, açougues e outros estabelecimentos do setor alimentício funcionarão normalmente.
No domingo, o comércio de rua estará fechado, enquanto supermercados e demais estabelecimentos do segmento alimentar continuarão operando no horário habitual.


Expediente nos dias 3 e 4 de março (segunda e terça-feira)
Na segunda-feira (3), o comércio varejista e de gêneros alimentícios não funcionará em Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo devido ao Dia dos Comerciários. Isso inclui lojas de shoppings e centros comerciais.
Na terça-feira (4), apenas o comércio lojista permanecerá fechado como compensação pelo horário estendido no período natalino e outras datas comemorativas. No entanto, supermercados, açougues, mercearias, peixarias, hortifrútis, sacolões e empresas de material de construção, autopeças e similares funcionarão normalmente.
Quarta-feira (5 de março): funcionamento diferenciado
Supermercados, açougues, varejões e estabelecimentos do setor alimentício terão expediente normal. O mesmo vale para empresas de material de construção, autopeças e afins.
Já o comércio lojista seguirá regras distintas por cidade:
Coronel Fabriciano e Timóteo: lojas fechadas como compensação pelo expediente estendido em 2024.
Ipatinga: funcionamento reduzido, das 14h às 18h, também como forma de compensação.

Produtos e serviços bancários

As compensações bancárias, incluindo a TED, não serão efetivadas nos dias 03/03 e 04/03. Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 05/03. O sábado não é considerado útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.

Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

O expediente será retomado na quarta-feira, dia 05/03, a partir das 12h (horário local).

PIX

O Pix segue funcionando normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Destaques