Coronel Fabriciano deve reabrir o comércio

Por Plox

26/03/2020 18h53 - Atualizado há cerca de 4 anos

O comércio no município de Coronel Fabriciano deve ser reaberto. Conforme apurado pelo PLOX, a administração da cidade estuda junto a outras cidades da região flexibilizar o decreto anterior que proibia a abertura de comércios tidos como “não essenciais” durante o combate à epidemia do novo coronavírus.

Uma minuta de um decreto chegou a vazar e a ser amplamente difundida nas redes sociais como um decreto oficial, mas o documento não estava numerado e nem havia sido promulgado pelo prefeito Doutor Marcos Vinicius, como informado pelo mesmo em uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook. 

Screenshot 16 Foto: Reprodução/Facebook

A assessoria da Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano divulgou uma nota em que confirma que o arquivo vazado se trata de um rascunho. 

“As informações sobre a reabertura do comércio em Coronel Fabriciano não procedem. Até o momento a Prefeitura não publicou nada a respeito. O que está rodando por aí, é o rascunho de um decreto não publicado e não assinado. Novas informações serão repassadas em breve”, disse a assessoria em nota. 

Confira a transmissão na íntegra:

 

O fato do documento vazado ser um rascunho também foi confirmado pelo prefeito na transmissão ao vivo. Doutor Marcos Vinicius disse que está alinhando com outras cidades as medidas e que “não adianta a cidade adotar medidas e cidades da região não”, por se tratar de uma região metropolitana.

Ainda na transmissão o prefeito disse que há conversas bem adiantadas para a reabertura do comércio junto ao prefeito de Timóteo e a prefeita de Santana do Paraíso. No entanto, de acordo com o rascunho, para reabrir os comerciantes precisariam se adequar à uma série de normas, que ainda não são finais. 

Confira a minuta do decreto na íntegra clicando aqui

Posicionamento da prefeitura:

Por volta das 19h30 desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Coronel Fabriciano enviou uma nota ao PLOX na qual afirma que o comércio "na cidade permanece fechado conforme o Decreto 7.187 de 22 de Março", e que o documento amplamente divulgado se trata de um rascunho, sem validade, conforme apurado anteriormente pelo PLOX. Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Coronel Fabriciano vem a público informar que o Comércio na cidade permanece fechado conforme o Decreto 7.187 de 22 de Março. O decreto em circulação nas redes sociais trata-se de um rascunho que está sendo construído e discutido com as prefeituras do Vale do Aço, visto que estamos em uma Região Metropolitana e qualquer decisão influencia diretamente os municípios vizinhos. O documento não tem qualquer validade, uma vez que não foi publicado.  Todas as informações oficiais sobre a Pandemia do Coronavírus- Covid-19 são publicadas nas páginas oficiais da prefeitura.

Destaques