Ajuste nos preços dos medicamentos: elevação de 4,5% é prevista para abril

Ajuste nos preços dos medicamentos: elevação de 4,5% é prevista para abril Índices inflacionários e critérios da Cmed definem o aumento anual

Por Plox

26/03/2024 13h54 - Atualizado há cerca de 1 mês

Aumento previsto: O governo federal está próximo de anunciar um aumento de 4,5% nos preços dos medicamentos. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) deverá oficializar este reajuste ainda na atual semana, possivelmente antes da Semana Santa. Espera-se que o novo preço seja aplicado a partir do primeiro dia de abril.

Cálculo do reajuste: Este ajuste anual nos preços é calculado com base na inflação do período, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou 4,5% nos últimos 12 meses até fevereiro. Outros fatores, como a produtividade do setor farmacêutico, custos de produção além do IPCA e a promoção da concorrência, foram considerados nulos para este cálculo pela Cmed. Diferentemente de anos anteriores, não haverá variação do aumento conforme o grau de competitividade do mercado.

Impacto nas farmácias: Apesar da oficialização do aumento, a alteração dos preços ao consumidor não será imediata, dependendo das políticas de preço de cada farmácia e indústria farmacêutica. O reajuste será efetivo após publicação no Diário Oficial da União.

Oportunidades de economia: Grandes redes de farmácias em São Paulo já promovem descontos significativos, de até 90%, nos preços dos medicamentos antes do reajuste. Especialistas recomendam aos consumidores a comparação de preços e a consideração de genéricos ou similares como alternativas mais acessíveis. Adicionalmente, a inscrição em programas de fidelidade e em iniciativas como o Farmácia Popular pode garantir economias consideráveis.

Destaques