Brasil enfrenta Espanha em amistoso marcado por campanha de união

Estratégias e apoio: a preparação para o confronto em Madri

Por Plox

26/03/2024 09h29 - Atualizado há cerca de 1 mês

Em um movimento emblemático de solidariedade, Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid, assumirá a braçadeira de capitão da seleção brasileira no confronto amistoso contra a Espanha. O jogo está agendado para esta terça-feira (26), às 17h30, horário de Brasília, no estádio Santiago Bernabéu, marcando um forte posicionamento da equipe brasileira contra as ofensas raciais direcionadas ao jogador em solo espanhol. A cobertura do evento será feita pela TV Globo.

Foto: Reprodução

Contra o racismo, Brasil veste a camisa da igualdade

A escolha de Vinicius Júnior como capitão reforça o compromisso da seleção brasileira com a luta antirracista, especialmente diante dos recentes episódios de discriminação enfrentados pelo jogador na Espanha. Durante uma coletiva de imprensa, emocionado, Vinicius expressou a dor causada pelo racismo e reiterou seu desejo de igualdade. "Cada vez tenho menos vontade de jogar devido a essas situações", desabafou, destacando sua posição firme contra os racistas em todo o mundo.

Neste contexto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lança a campanha "Uma só pele; uma só identidade", adotando uma identidade visual predominante em preto. Tal escolha simboliza a unidade e a resistência contra o preconceito racial. A campanha, que inclui a utilização de um ônibus preto pela delegação brasileira e jaquetas pretas com dizeres em múltiplos idiomas durante o hino, visa promover a mensagem antirracista em uma plataforma global.

Perspectivas de um novo ciclo sob o comando de Dorival Júnior

Este amistoso contra a Espanha representa o segundo desafio de Dorival Júnior como técnico da seleção brasileira, marcando o início de um novo ciclo após sua contratação em janeiro. Apesar das múltiplas substituições realizadas no primeiro jogo contra a Inglaterra, a escalação inicial contra a Espanha será anunciada apenas momentos antes do jogo. Dorival destaca a importância de consolidar a equipe enquanto avalia novos talentos, refletindo sobre a estratégia para o amistoso: "Estamos em início de trabalho e a decisão sobre a escalação visa encontrar o melhor equilíbrio entre manter a base da equipe e observar novos jogadores".

Destaques