Casos de dengue e chinkungunya em Ipatinga diminuem cerca de 85%, diz prefeitura

O prefeito atribuiu o sucesso na redução dos casos ao esforço concentrado e às táticas empregadas pela administração

Por Plox

26/03/2024 15h37 - Atualizado há 30 dias

A Secretaria de Saúde de Ipatinga divulgou, nesta terça-feira (26), dados referentes à luta contra as arboviroses na cidade. Foi registrada uma diminuição nos casos de dengue, de 1.620 em fevereiro para 244 em março, o que, segundo o comparativo, representa uma redução aproximada de 85%. Paralelamente, os casos de chikungunya caíram de 4.857 em fevereiro para 735 até o momento, indicando igualmente uma redução de cerca de 85%.

 

Ações eficazes da administração municipal

Gustavo Nunes, o prefeito, atribuiu o sucesso na diminuição dos casos ao esforço concentrado e às táticas empregadas pela administração para eliminar os focos de proliferação dos mosquitos. "Empreendemos um trabalho árduo em várias áreas para assegurar o bem-estar dos nossos cidadãos. Nossa estratégia consistiu em operações coordenadas envolvendo diversas secretarias, resultando em um impacto positivo significativo", explicou.

Continuidade das medidas preventivas

Foto: Divulgação PMI

 

O município mantém seu compromisso com a execução de várias iniciativas destinadas a prevenir a propagação dessas doenças e a minimizar seus efeitos. Entre as ações estão inspeções em prédios públicos, campanhas de limpeza urbana que abrangem córregos e bueiros, a criação de uma unidade especial de hidratação e o reforço no trabalho dos Agentes de Combate a Endemias. Ademais, a prefeitura promove campanhas de conscientização e utiliza o carro fumacê, além de emitir notificações para proprietários de imóveis que negligenciam a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Walisson Medeiros, secretário de Saúde, destacou a importância do engajamento comunitário no combate a essas doenças. "A participação ativa de cada habitante é crucial. Adotando práticas preventivas em suas residências e locais de trabalho, podemos seguir avançando na redução da incidência dessas infecções", ressaltou.

 

Foto: Divulgação PMI
Destaques