Desmistificando os pneus: especialista revela verdades essenciais

Verdades e mitos sobre os cuidados com pneus

Por Plox

26/03/2024 10h39 - Atualizado há cerca de 1 mês

Em um esforço para esclarecer equívocos comuns, a Pirelli, líder no segmento de pneus, promove uma iniciativa educacional visando à segurança veicular. Roberto Falkenstein, da Pirelli, traz luz sobre algumas das falácias mais comuns que podem afetar negativamente a segurança e o desempenho de carros e motocicletas.

 

Foto: Divulgação

Desgaste não significa melhor aderência

Um dos mitos mais persistentes sugere que pneus carecas oferecem melhor aderência, uma noção inspirada no automobilismo. No entanto, Falkenstein esclarece que, para as condições cotidianas, especialmente em vias úmidas, os pneus com sulcos profundos são indispensáveis para manter a tração e a segurança.

A verdade sobre a vida útil dos pneus

Ao contrário da crença popular, os pneus não possuem um prazo de validade fixo. Sua durabilidade é influenciada por fatores como armazenamento, uso e desgaste. Uma manutenção adequada, incluindo inspeções regulares, pode estender significativamente sua vida útil.

Consertos improvisados e a segurança

Consertar pneus com soluções temporárias, como o uso de macarrão, pode parecer prático, mas traz riscos significativos. Falkenstein adverte que tais reparos podem falhar inesperadamente, colocando em risco a segurança do veículo.

A importância da instalação correta dos pneus

Derrubando outro mito, a prática recomendada é instalar pneus novos no eixo traseiro, contrariando a ideia de que deveriam ser colocados na frente. Esse procedimento visa maximizar a estabilidade e controle do veículo, especialmente sob condições adversas.

Manutenção preventiva é chave

Contrariando a crença de que é possível avaliar o estado dos pneus e da suspensão apenas visualmente, Falkenstein enfatiza a necessidade de verificações regulares. Isso inclui a pressão dos pneus, o desgaste, a integridade da suspensão, além de procedimentos como rodízio, balanceamento e alinhamento.

O impacto da condução no desgaste do pneu

O estilo de condução tem um efeito direto na vida útil dos pneus. Conduzir de maneira agressiva acelera o desgaste, enquanto uma direção consciente e suave prolonga a durabilidade dos pneus.

Calibragem dos pneus: seguindo as especificações

Falkenstein destaca que a pressão dos pneus deve atender às especificações do fabricante do veículo, desmistificando a ideia de que a calibragem pode ser ajustada ao gosto do motorista para garantir segurança e desempenho.

Resistência ao rolamento e frenagem

Contrapondo-se à noção de que pneus com baixa resistência ao rolamento prejudicam a frenagem, o especialista assegura que essa característica não impacta as distâncias de parada, mantendo a segurança nas frenagens.

A escolha correta do pneu

Por fim, Falkenstein adverte contra a prática de escolher pneus apenas baseado no tamanho. Selecionar pneus adequados às especificações do veículo e às condições de uso é crucial para a segurança e eficácia.

Este esclarecimento visa não apenas melhorar o conhecimento dos proprietários de veículos sobre seus pneus, mas também promover práticas seguras e eficientes de manutenção, garantindo a segurança nas estradas.

Destaques