Início do pagamento do Pé-de-Meia para estudantes

Primeira parcela do benefício é liberada

Por Plox

26/03/2024 10h23 - Atualizado há cerca de 1 mês

A partir desta terça-feira, dia 26 de março, os estudantes do ensino médio da rede pública nascidos nos meses de janeiro e fevereiro começam a receber a primeira parcela do benefício Pé-de-Meia, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). O valor inicial de R$ 200 é parte de um programa que busca incentivar a educação entre jovens, com pagamentos programados até o dia 7 de abril para os beneficiários, de acordo com a data de aniversário de cada um.

 

Foto: Marcelo/ Agencoa Brasil

Processo de pagamento e requisitos

Como os estudantes recebem o benefício

O MEC esclarece que os valores serão depositados em contas digitais, criadas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes elegíveis. Para aqueles menores de idade, será necessária a autorização dos responsáveis legais para movimentação financeira dessas contas. Tal autorização pode ser realizada tanto em agências da Caixa quanto pelo aplicativo Caixa Tem.

Cronograma detalhado e incentivos adicionais

Calendário de pagamentos e outros benefícios do programa

O programa Pé-de-Meia estabelece um cronograma específico de pagamentos, distribuídos de acordo com o mês de nascimento dos estudantes, começando no dia 26 de março para os nascidos em janeiro e fevereiro, e seguindo até o dia 3 de abril para aqueles nascidos em novembro e dezembro. Além do incentivo inicial pela matrícula, o programa oferece outras formas de apoio financeiro baseadas na frequência escolar, conclusão do ensino médio e participação no Enem, com o potencial de alcançar um total de até R$ 9.200 por aluno ao longo de três anos.

Objetivo e alcance do Pé-de-Meia

Fomentando a educação através de incentivos financeiros

O Pé-de-Meia surge como uma iniciativa do governo federal, sob a Lei nº 14.818/2024, visando incentivar a permanência e a conclusão escolar de jovens no ensino médio público. 

Destaques