Palestinos morrem afogados ao buscarem pacotes de ajuda humanitária no mar

iante da escassez de recursos provocada pelo cerco a Gaza, imposto por Israel em meio ao conflito, a população local se viu compelida a buscar os suprimentos lançados ao mar

Por Plox

26/03/2024 19h12 - Atualizado há cerca de 1 mês

Na Faixa de Gaza, uma missão por sobrevivência culminou em tragédia. Na região norte, próximo a Beit Lahia, pelo menos doze indivíduos perderam a vida afogados enquanto tentavam coletar pacotes de ajuda humanitária. Esses pacotes, fornecidos pelos Estados Unidos, foram lançados por aeronaves e caíram nas águas próximas à praia de Gaza. Ofato ocorreu nesta terça-feira (26), conforme relatado por autoridades de saúde palestinas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Um esforço desesperado

Diante da escassez de recursos provocada pelo cerco a Gaza, imposto por Israel em meio ao conflito, a população local se viu compelida a buscar os suprimentos lançados ao mar. Vídeos capturados e divulgados pela Reuters ilustram a sombria realidade: corpos sendo arrastados para fora da água, enquanto multidões se aglomeravam na praia na tentativa de garantir algum alívio à sua situação desesperadora.

A entrega de ajuda humanitária tem enfrentado obstáculos significativos em Gaza. Relatos indicam que apenas uma fração dos suprimentos essenciais consegue chegar às mãos daqueles em necessidade. Um morador local expressou sua frustração, questionando a metodologia de distribuição da ajuda: "Eles deveriam entregar ajuda por meio das travessias (terrestres). Por que estão fazendo isso conosco?" Sua identidade não foi revelada.

Complicações na distribuição de ajuda

A situação na Faixa de Gaza é complicada não apenas pela tragédia recente. Autoridades palestinas apontam que a distribuição de ajuda tem sido marcada por desafios e perigos. Relatam que forças israelenses mataram mais de 100 pessoas que tentavam acessar ajuda de um comboio, uma alegação negada por Israel, que atribui as mortes a esmagamentos em meio ao caos.

Além disso, em um episódio anterior no início do mês, a queda de pacotes de ajuda humanitária em um campo de refugiados resultou em cinco mortes e dez feridos. Este episódio reflete a grave situação humanitária na região e as complexidades envolvidas na entrega de assistência vital à população afetada pelo conflito.

Destaques