A Vale anunciou nesta quarta-feira (26/3) que vai adquirir 50 novas locomotivas: 36 para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e 14 para a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A operação marca um passo significativo no processo de renovação da frota ferroviária da mineradora e no avanço de sua agenda de sustentabilidade. De acordo com a mineradora, as locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec Corporation no Brasil, na cidade de Contagem (MG). Veja os detalhes na Live.
A Vale fechou acordo com a Wabtec Corporation para adquirir 50 locomotivas da série Evolution, com entrega prevista a partir de 2026. A operação marca um passo significativo no processo de renovação da frota ferroviária da mineradora e no avanço de sua agenda de sustentabilidade. Serão 36 locomotivas destinadas à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e 14 para a Estrada de Ferro Carajás (EFC), todas produzidas na unidade da Wabtec em Contagem (MG).
Foto: Arquivo/Vale Eficiência e sustentabilidade
A escolha por esses modelos está alinhada ao foco da Vale em eficiência operacional, segurança e redução de impactos ambientais. Segundo Carlos Medeiros, Vice-Presidente de Operações da Vale, “a Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”.
As locomotivas EVOBBW e ES58Aci, que passarão a operar na EFVM e EFC respectivamente, são equipadas com motores de tração AC e tecnologia avançada de motores a diesel, permitindo maior economia de combustível, intervalos de manutenção mais longos e mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Além disso, estão preparadas para operar com maior mistura de biodiesel. Vale e Wabtec conduzirão testes para avaliar o aumento desse percentual de biocombustível no futuro.
Desempenho e tecnologia
As locomotivas da série Evolution já operam na EFC e passam agora a integrar a EFVM. De acordo com a Wabtec, esse modelo garante até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, em comparação ao modelo FDL, e abre caminho para a futura adoção de combustíveis alternativos. Outro destaque é o design interno com cabines mais amplas, que garantem ergonomia, conforto e fácil acesso aos sistemas a bordo, otimizando a manutenção.
Foto: Vale / Divugação Parceria com foco no futuro
Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec LATAM, destacou: “Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional. A Wabtec está na vanguarda da inovação e comprometida com a descarbonização e maior eficiência no setor ferroviário. Estamos investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis e no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis alternativos, para um futuro de transporte ferroviário com zero emissões.”
Sobre as empresas
A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, com sede no Brasil e presença global. Atua com produção de minério de ferro, níquel e cobre, além de operar cerca de 2.000 km de ferrovias, 10 portos e diversos terminais marítimos. A empresa visa ser reconhecida pela excelência em segurança, operação, sustentabilidade e geração de valor.
Já a Wabtec Corporation é líder global no fornecimento de soluções e tecnologias para os setores ferroviário, de mineração, marítimo e industrial. Com mais de 150 anos de atuação, a companhia tem como objetivo desenvolver um sistema ferroviário de zero emissões nos Estados Unidos e globalmente.