Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Estrada de Ferro Vitória a Minas receberá 36 novas locomotivas

Contrato prevê entrega de modelos de alta eficiência para EFVM e EFC a partir de 2026, com produção em fábrica brasileira

26/03/2025 às 23:02 por Redação Plox

A Vale anunciou nesta quarta-feira (26/3) que vai adquirir 50 novas locomotivas: 36 para a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e 14 para a Estrada de Ferro Carajás (EFC). A operação marca um passo significativo no processo de renovação da frota ferroviária da mineradora e no avanço de sua agenda de sustentabilidade. De acordo com a mineradora, as locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec Corporation no Brasil, na cidade de Contagem (MG). Veja os detalhes na Live.


A Vale fechou acordo com a Wabtec Corporation para adquirir 50 locomotivas da série Evolution, com entrega prevista a partir de 2026. A operação marca um passo significativo no processo de renovação da frota ferroviária da mineradora e no avanço de sua agenda de sustentabilidade. Serão 36 locomotivas destinadas à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e 14 para a Estrada de Ferro Carajás (EFC), todas produzidas na unidade da Wabtec em Contagem (MG).

Imagem Foto: Arquivo/Vale
Eficiência e sustentabilidade A escolha por esses modelos está alinhada ao foco da Vale em eficiência operacional, segurança e redução de impactos ambientais. Segundo Carlos Medeiros, Vice-Presidente de Operações da Vale, “a Vale fez a escolha por locomotivas que têm desempenho consolidado no mercado e que estão alinhadas com o foco da empresa em sustentabilidade, eficiência e segurança. O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”. As locomotivas EVOBBW e ES58Aci, que passarão a operar na EFVM e EFC respectivamente, são equipadas com motores de tração AC e tecnologia avançada de motores a diesel, permitindo maior economia de combustível, intervalos de manutenção mais longos e mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Além disso, estão preparadas para operar com maior mistura de biodiesel. Vale e Wabtec conduzirão testes para avaliar o aumento desse percentual de biocombustível no futuro. Desempenho e tecnologia As locomotivas da série Evolution já operam na EFC e passam agora a integrar a EFVM. De acordo com a Wabtec, esse modelo garante até 6% de redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2, em comparação ao modelo FDL, e abre caminho para a futura adoção de combustíveis alternativos. Outro destaque é o design interno com cabines mais amplas, que garantem ergonomia, conforto e fácil acesso aos sistemas a bordo, otimizando a manutenção.

Imagem Foto: Vale / Divugação
Parceria com foco no futuro Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec LATAM, destacou: “Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional. A Wabtec está na vanguarda da inovação e comprometida com a descarbonização e maior eficiência no setor ferroviário. Estamos investindo em tecnologias inovadoras e sustentáveis e no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis alternativos, para um futuro de transporte ferroviário com zero emissões.” Sobre as empresas A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, com sede no Brasil e presença global. Atua com produção de minério de ferro, níquel e cobre, além de operar cerca de 2.000 km de ferrovias, 10 portos e diversos terminais marítimos. A empresa visa ser reconhecida pela excelência em segurança, operação, sustentabilidade e geração de valor. Já a Wabtec Corporation é líder global no fornecimento de soluções e tecnologias para os setores ferroviário, de mineração, marítimo e industrial. Com mais de 150 anos de atuação, a companhia tem como objetivo desenvolver um sistema ferroviário de zero emissões nos Estados Unidos e globalmente.

Compartilhar a notícia

para você
Brasília
GERAL

Belo Horizonte, Brasília e outras cinco capitais terão projeções contra a reforma administrativa

A escolha das cidades é uma estratégia das entidades para pressionar os membros da Comissão Especial da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados, que inicia oficialmente a discussão da proposta na próxima semana.

Fabriciano
EMPREGO

Colégio de Coronel Fabriciano abre vaga de emprego e estágio

Inscrições vão até dia 3 de abril

Mãe
GERAL

Mãe se pronuncia após causar polêmica ao dançar funk com vestido transparente em festa infantil da filha

Brenna Azevedo compartilhou sua tristeza ao ver sua família horrorizada com as reações negativas. Ela também mencionou o impacto positivo que sua dança teve na filha e nos convidados da festa

POLíCIA

Homem é encontrado morto na região do Vale do Aço

Vítima foi localizada por familiares no bairro Perpétuo do Socorro; perícia descarta sinais de violência.