Imposto de Renda 2025: veja quem pode ser dependente e como isso reduz o valor a pagar
Inclusão de dependentes pode aumentar a restituição ou diminuir o imposto devido; entenda quem se enquadra
Por Plox
26/03/2025 10h05 - Atualizado há cerca de 2 meses
À medida que se aproxima o prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, cresce a dúvida entre contribuintes sobre quem pode ser incluído como dependente e quais os benefícios disso na hora de prestar contas com o Fisco.

A Receita Federal esclarece que um mesmo dependente não pode ser declarado por mais de uma pessoa. A inclusão correta de dependentes, no entanto, pode representar uma vantagem financeira significativa, já que permite a dedução de despesas com saúde, educação e outras, reduzindo a base de cálculo do imposto. Neste ano, o valor dedutível por dependente é de R$ 2.275,08.
Segundo o contador e professor da Newton Paiva Wyden, Franz Petrucelli, é fundamental que todos os dependentes tenham CPF. Ele destaca que são considerados dependentes aqueles que possuem vínculo de dependência econômica com o contribuinte.
Entre os que podem ser incluídos estão o cônjuge ou companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filhos ou viva em união estável há mais de cinco anos, inclusive em relações homoafetivas. Também podem ser considerados filhos ou enteados de até 21 anos, ou até 24 anos se estiverem cursando ensino superior ou técnico de segundo grau. Em caso de incapacidade física ou mental para o trabalho, não há limite de idade.
Pessoas com deficiência também entram na lista, desde que sua remuneração não ultrapasse o total das deduções da base de cálculo. Irmãos, netos ou bisnetos sob guarda judicial do contribuinte podem ser incluídos, com regras específicas quanto à idade e escolaridade, especialmente se não tiverem arrimo dos pais.
Além disso, pais, avós e bisavós com rendimentos de até R$ 26.963,20 em 2024, menores pobres sob guarda judicial até 21 anos, e pessoas absolutamente incapazes das quais o contribuinte seja tutor ou curador também se enquadram como dependentes.
A declaração do IR deve ser entregue até o dia 30 de maio de 2025. A partir de 1º de abril, estará disponível o modelo pré-preenchido no site da Receita Federal. A expectativa é que cerca de 46 milhões de declarações sejam recebidas neste ano.
Contribuintes devem ficar atentos às normas para garantir uma declaração correta e, quem sabe, economizar ou aumentar o valor da restituição.