Ipatinga recebe palestra sobre cotas e espetáculos de dança nesta sexta

Programação gratuita no Espaço Hibridus une arte e debate sobre cotas raciais, com apresentações de artistas de Uberlândia

Por Plox

26/03/2025 11h44 - Atualizado há 6 dias

Na próxima sexta-feira (28), o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, em Ipatinga, será palco de uma programação especial que une dança contemporânea e reflexão social. Dois espetáculos inéditos vindos de Uberlândia (MG) e uma palestra sobre cotas raciais no ensino superior compõem o evento, que é gratuito e acessível ao público.


Imagem Foto: Divulgação


A manhã começa com a palestra \"A cor da oportunidade: cotas raciais no ensino superior\", conduzida pelo artista e pesquisador Alexandre Roiz. A atividade acontece às 10h, na Escola Estadual Salvelino Fernandes Madeira, em Santana do Paraíso, e propõe um diálogo sensível sobre os impactos das cotas raciais nas universidades públicas, a partir da vivência do próprio palestrante como cotista na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).


Imagem Foto: Divulgação


À noite, o público será convidado a mergulhar em duas expressivas obras de dança. A primeira, às 19h, é o solo \"PREtexTO COR[age]m 2.0\", de Alexandre Roiz, que utiliza o corpo negro como ferramenta para refletir sobre apagamentos históricos e epistemicídios. O espetáculo nasceu durante o curso de Graduação em Dança da UFU e ganhou forma própria como obra autônoma, propondo novas formas de conhecimento a partir da vivência corporal.


Imagem Foto: Divulgação


Logo após, às 20h30, será apresentado o solo \"Tremores – Corpo.Movimento.Fotografia.Dança.Poesia\", da artista Renata Britto. A obra mistura dança, poesia e fotografia em uma coreografia de afetos e imagens, com base em experiências cotidianas e atravessamentos poéticos. A criação se apoia nos conceitos de tradução intersemiótica e punctum, desenvolvidos durante a trajetória da artista também na UFU.



A ficha técnica de \"Tremores\" conta com performance e figurino de Renata Britto, colaboração dramatúrgica de Alexandre Roiz, Ricardo Moraes, Ana Paula de Paula, Thássia Camila e Mariane Araujo, trilha sonora de Lucas Almeida, concepção de luz de Camila Tiago, costura de Sinda Alves, fotografia de Alexandre Roiz, produção de Vanessa Garcia e produção local de Wenderson Godoi. O design é assinado por Fellipe Nunes.


Ambas as apresentações contam com recursos de audiodescrição e interpretação em Libras, garantidos pela equipe do Ser Libras. A realização é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).


Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla, pelos links:


- \"Tremores\": https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-tremores/2888202


- \"PREtexTO COR[age]m 2.0\": https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-pretexto-coragem-20/2888213


Serviço:


Data: Sexta-feira, 28 de março


10h – Palestra com Alexandre Roiz


Local: Escola Estadual Salvelino Fernandes Madeira, Rua Aracaju 310, bairro Veraneio, Santana do Paraíso


19h – Espetáculo \"PREtexTO COR[age]m 2.0\"


20h30 – Espetáculo \"Tremores\"


Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura – Av. 28 de Abril, 621, sala 402 – 4º andar – Centro de Ipatinga/MG


Classificação: Livre


Informações: (31) 98551-3323


Evento gratuito, com acessibilidade em Libras e audiodescrição.


Destaques