Minas Gerais inicia distribuição de vacinas contra Influenza para campanha 2025

Primeira remessa de 640 mil doses chega às regionais de saúde e prepara rede para início da vacinação em abril

Por Plox

26/03/2025 09h50 - Atualizado há 6 dias

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início, nesta segunda-feira (24/3), à entrega de 640 mil doses da vacina contra a Influenza para as Unidades Regionais de Saúde. As doses foram enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e integram a campanha de vacinação de 2025, marcada para começar em 7 de abril.


Imagem Foto: Divulgação


De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o trabalho de distribuição foi imediatamente acionado com a chegada das vacinas, visando garantir que os municípios possam montar suas estratégias com antecedência. A expectativa é que a logística de envio às regionais esteja concluída até o dia 28 de março.



A vacina deste ano inclui proteção contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e B. Outra mudança importante é que ela passa a fazer parte, de forma permanente, do calendário do PNI. Com isso, o público prioritário poderá se vacinar ao longo de todo o ano nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive podendo receber outras vacinas do calendário nacional simultaneamente.



O “Dia D” da mobilização nacional está programado para acontecer em 10 de maio. A meta da campanha é alcançar uma cobertura vacinal de 90%, o que representa a imunização de aproximadamente 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. No entanto, a primeira remessa enviada cobre cerca de 6,9% dessa população-alvo, sendo que outras etapas de distribuição ocorrerão ao longo da campanha.


Os grupos considerados prioritários incluem crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, indivíduos com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais.


A organização e execução da campanha cabem às prefeituras municipais, responsáveis por definir as estratégias de vacinação para atender a população elegível.


O secretário Baccheretti reforça a importância da vacinação como medida de proteção individual e coletiva: “Ao nos vacinarmos, evitamos complicações, óbitos e reduzimos a sobrecarga nos serviços de saúde. Por isso, convocamos desde já a população para procurar uma unidade básica de saúde e se imunizar.”


Destaques